A HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NA PERSPECTIVA DE FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DA UFPI

Autores

DOI:

https://doi.org/10.52894/CECi.2763-6623.v3.n1.e202303

Palavras-chave:

1. História e filosofia das ciências; 2. futuros professores; 3. Ciências da Natureza; 4. Sala de aula.

Resumo

A História e Filosofia das Ciências comumente chamada pela sigla HFC pela literatura está sendo cada vez mais estudada pelas pessoas das ciências e áreas afins, na formação de futuros professores.  Pensando nessa perspectiva o presente trabalho trata de uma investigação feita em um curso de extensão realizado de forma remota (não presencial), com o tema: “história e filosofia das ciências na sala de aula”, na perspectiva de formação de futuros professores do curso de ciências da natureza da UFPI. E teve como objetivo principal analisar o que os futuros professores de ciências da UFPI pensam a respeito da HFC na sala de aula. Partindo disto, foi utilizado um questionário como ferramenta metodológica, onde o mesmo foi aplicado também de forma remota através do google formulário, com tudo no que diz respeito aos resultados, a análise dos dados foi baseada no trabalho de Silva (2011), onde foi investigado e analisado algumas respostas pertinentes, sobre o que os futuros professores de ciências pensam acerca da História e filosofia das ciências na sala de aula. Por fim finalizamos com alguns questionamentos sobre essa temática propondo um novo olhar, e que novas propostas sejam voltadas para essa área.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Análise de dados TCC: confira o passo a passo de como fazer. Regras para tcc,2019.Disponível em: https://regrasparatcc.com.br/elementos/analise-de-dados-tcc/. Acesso em: 25 jan. 2021.

BRASIL. MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA.Parâmetros Curriculares Nacionais – Ensino Fundamental. Brasília: 1998.

BRASIL.MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E CULTURA. Base Nacional Comum Curricular- Ensino Fundamental. Brasilia: 2018.

INGLATERRA. britânica do British National Curriculum Council: 1988

OLIVEIRA, R. D. V. L. ; COUTINHO, L. G. R. ; CHINELLI, M. V. . Uma introdução à História e Filosofia das Ciências no Ensino Fundamental: reflexões sobre uma prática pedagógica. In: VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2012, Campinas - SP. Anais do VIII ENPEC, 2012.

SANTOS. História e filosofia das ciências naturais. in : Cadernos Cb virtual 1,UFPB, 2011.

SILVA, A história e a filosofia da ciência no ensino médio: a visão dos futuros professores de física . Natal-RN, 2011.

PEDUZZI, L. O. Q.; MARTINS, A. F. P.; FERREIRA, J. M. H. Temas de História e Filosofia da Ciência no Ensino. Natal: EDUFRN, 2012.

TUMELERO, Naína. Referências ABNT: aprenda como fazer. Mettzer, 2019. Disponível em: https://blog.mettzer.com/referencias-abnt. Acesso em: 25 jan. 2021.

Downloads

Publicado

2023-09-05

Como Citar

SILVA, R. E. E. C. da. A HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA NA PERSPECTIVA DE FUTUROS PROFESSORES DE CIÊNCIAS DA NATUREZA DA UFPI. Caderno Amazonense de Pesquisa em Ensino de Ciencias e Matemática, [S. l.], v. 3, n. 1, p. e202303, 2023. DOI: 10.52894/CECi.2763-6623.v3.n1.e202303. Disponível em: //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/ceci/article/view/12799. Acesso em: 27 maio. 2024.

Edição

Seção

Fluxo Contínuo