Projeto Pensar, ação investigativa de extensão: relato de experiência

Autores

  • Yana Barbara da Silva Teixeira Universidade Federal do Amazonas
  • Aline Samara Lima de Jesus Universidade Federal do Amazonas
  • Jullia Negreiros Moraes Universidade Federal do Amazonas
  • Ettore Paredes Antunes Universidade Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.52894/CECi.2763-6623.v1.n1.e202108

Palavras-chave:

Investigação, Experimentação, Metodologia ativa, Autonomia, Ensino de Ciências

Resumo

O Projeto Pensar é uma Ação de Extensão que buscou colocar alunos do 1º ano do Ensino Médio como protagonistas na execução de atividades experimentais investigativas. A metodologia investigativa é uma proposta em que os alunos são desafiados a resolver problemas científicos, com finalidade educativa; para isso, os estudantes devem construir hipóteses e testá-las experimentalmente. Os aspectos mais importantes, são as várias etapas de discussões: o aluno, tanto individualmente como em grupo, deverá defender sua hipótese ou decidir em grupo quais caminhos metodológicos tomar e quais os resultados mais adequados. Assim, foram realizados dois encontros, 5 atividades experimentais e as respectivas discussões em uma escola pública, valorizando as ideias dos alunos, incentivando a autonomia e colocando o “erro” e a discussão com os pares no centro da atividade científica. Almejou-se e observou-se não apenas uma aprendizagem dos conteúdos científicos, mas também uma ressignificação das concepções sobre o trabalho científico, tornando evidente que a principal ação de qualquer cientista é Pensar.

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Publicado

2023-05-22

Como Citar

DA SILVA TEIXEIRA, Y. B.; LIMA DE JESUS, A. S.; NEGREIROS MORAES , J.; PAREDES ANTUNES, E. Projeto Pensar, ação investigativa de extensão: relato de experiência. Caderno Amazonense de Pesquisa em Ensino de Ciencias e Matemática, [S. l.], v. 1, n. 1, p. e202108, 2023. DOI: 10.52894/CECi.2763-6623.v1.n1.e202108. Disponível em: https://www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/ceci/article/view/12373. Acesso em: 30 abr. 2024.

Edição

Seção

Fluxo Contínuo