ESTADO DA ARTE DE PESQUISAS QUE ABORDAM AS RELAÇÕES TEXTO-IMAGEM EM LIVROS ILUSTRADOS: revisão em periódicos brasileiros de Design de Qualis A e B e em publicações adicionais

DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-37

Autores

  • Guilherme Mendes Cahú Costa

Resumo

Este estudo apresenta uma revisão sistemática de literatura em busca de artigos de Design que abordam categorizações das relações entre texto e imagem no livro infantil ilustrado. Analisamos artigos de periódicos de Design de Qualis CAPES A e B e publicações adicionais. Ao todo, de 4910 artigos publicados nos alvos de busca, apenas dez responderam à pergunta de pesquisa, dos quais somente quatro demonstravam as relações texto-imagem no corpo do trabalho. Em termos de referências citadas, observamos predileção pela pesquisa de Sophie Van der Linden, tanto para a demonstração das relações quanto como referência a outros assuntos. A busca também encontrou pesquisas publicadas em periódicos de outros campos, que se intersectam com Design. Pesquisas nesta temática intersectam Educação, Literatura e Linguística com o campo do Design, em especial Design Gráfico, Design Editorial e Design da Informação.

Palavras-Chave: relações texto-imagem; livro ilustrado; design da informação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-12-24