O PROCESSO CRIATIVO EM PROJETO DE DESIGN DE MODA

DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-565

Autores

  • Kledir Henrique Lopes Salgado
  • Cibele Haddad Taralli

Resumo

O objetivo deste artigo é evidenciar os procedimentos pedagógicos do ensino superior do design de moda acerca da criatividade em projetos didáticos. O processo criativo no ensino projetual do design de moda foi observado à luz da estrutura integrada de oito estágios. Os procedimentos metodológicos baseiam-se em revisão assistemática e seletiva de literatura e a entrevista qualitativa semiestruturada. A análise dos dados parte de uma abordagem indutiva para uma dedutiva ao se observar como os dados obtidos dialogam com os conceitos abordados. Como resultado apresenta-se os pontos de atenção ao analisar o processo criativo dos projetos em moda como: o estágio de incubação, os critérios avaliativos para que um produto de moda se caracterize como criativo e a contribuição para análise da criatividade e processos cognitivos do ensino de design de moda.

Palavras-Chave: ensino de projeto; processo criativo e design de moda.

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Publicado

2024-12-24