A INFLUÊNCIA DO DESIGN GRÁFICO NA PERCEPÇÃO DO ELEITOR EM CAMPANHAS: estudo de caso na eleição de 2022
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-88
Resumo
Este artigo teve como objetivo analisar a identidade visual de campanhas eleitorais de dois candidatos ao governo do estado Paraíba no ano de 2022. Se caracterizou como uma pesquisa exploratória e descritiva, utilizando procedimentos bibliográficos e de observação para compreender a percepção do eleitor, e se isso influenciou decisão de voto. A observação foi feita a partir da adaptação de peças gráficas dos candidatos, para garantir um resultado isento na observação dos participantes. Além disso, o artigo apresenta um contexto histórico de como os símbolos, cores formas marcaram o cenário político no Brasil desde o ano de 1500. Destacando ainda, os requisitos legais que devem ser observados pelo profissional de design ao aplicar técnicas que possam contribuir com a campanha política e ainda para influenciar a mente dos eleitores, seus concorrentes e a sociedade como um todo, culminando nos resultados eleitorais.
Palavras-Chave: política; design; influência.