ENSINO DE DESIGN NO BRASIL: insights baseados nos ecossistemas de inovação de Porto Alegre e Recife

DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-32

Autores

  • Janaína Campos Branco
  • Gustavo Severo de Borba

Resumo

O presente trabalho foi realizado com apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Brasil (CAPES) - Código de Financiamento 001 e faz parte de um projeto de doutorado em fase final. Esta pesquisa busca investigar ecossistemas de inovação de Porto Alegre e Recife a fim de identificar insights que possam subsidiar o desenvolvimento de modelos de ensino/aprendizagem de Design alinhados às demandas emergentes. Tais demandas estão pautadas no contexto da "próxima economia" (Manzini, 2010), onde o Design se adapta a sistemas e serviços baseados em redes sociais e tecnológicas, impulsionando a inovação por meio de colaboração. Apesar desse cenário, o ensino de Design no Brasil ainda segue Funcionalismo e necessita de atualização para formar profissionais aptos a enfrentar os desafios contemporâneos. O Design Estratégico e os ecossistemas de inovação surgem como catalisadores dessa transformação, integrando diversos atores em cenários complexos e promovendo a inovação.

Palavras-Chave: ecossistemas de inovação; ensino de design; design estratégico.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2024-12-24