ENADE E HISTÓRIA DO DESIGN: análise das questões de História do Design do Enade para os CST em Design Gráfico de acordo com a Taxonomia de Bloom
DOI: https://doi.org/10.29327/5457226.1-31
Resumo
Na ausência de Diretrizes Curriculares Nacionais próprias para os CST em Design Gráfico, o Enade se tornou um importante balizador de conhecimentos a serem ensinados nas graduações tecnológicas, dentre eles, História do Design (HD) Entendendo a importância da HD para a conformação da prática profissional no campo do design gráfico, objetiva-se identificar quais as habilidades cognitivas exigidas dos e das estudantes nas questões de História do Design nas três edições do Enade para a Área de Tecnologia em Design Gráfico a partir da Taxonomia de Bloom, considerando que, a partir da avaliação, é possível problematizar o ensino do conhecimento histórico em design nas especificidades dos CSTDG e a formação de um código disciplinar para a HD. Para isso, fez-se uma pesquisa qualitativa, bibliográfica, documental, exploratória e descritiva. Como resultado, evidenciou-se que as habilidades cognitivas exigidas são majoritariamente dos dois níveis mais baixos da Taxonomia de Bloom, Conhecimento e Compreensão.
Palavras-Chave: Enade; Ensino de História do Design; Taxonomia de Bloom.