Submissões
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Artigos
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Dossiê Temático
Chamada para publicação em Seção Temática:
Em comemoração dos 50 anos de criação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (FACED/ UFAM), a Revista Amazônida, eISSN 2527-0141, prefixo DOI 10.29280, editada pelo seu Programa de Pós-graduação em Educação, convida professores e pesquisadores interessados a colaborar com o Dossiê:
“Faculdades e Centros de Educação:
histórias e memórias de instituições superiores de formação de professores”
Por meio do Decreto N.º 66.810, de 30 de junho de 1970, que aprova o Estatuto da Universidade Federal do Amazonas e estabelece como sua constituição básica a criação da Faculdade de Educação em seu artigo 6º, alínea ‘h’, surgiu a mais antiga unidade universitária de Educação desse nível na região norte brasileira. Em conformidade com o artigo 30 da Lei 5.540 de 28 de novembro de 1968, a FACED estabeleceu no mesmo momento o Curso de Pedagogia como licenciatura plena, tendo como o objetivo a formação de educadores para atuar em diversas áreas da Educação Básica.
Passadas cinco décadas, o momento do jubileu de ouro da FACED deveria ser da mais pura celebração pelo trabalho realizado, não fosse o contexto atual do campo educacional no país. É facilmente constatável o aprofundamento da degradação da profissão docente, também da restrição dos recursos financeiros e humanos nos cursos de formação de professores, além do ataque direto a imagem das universidades públicas, fruto de políticas mal planejadas ou com interesses em debilitar o prestígio, a influência e a qualidade das pesquisas de viés público no Brasil. Diante disso, a Revista Amazônida acredita ser imprescindível o incentivo ao debate e a reflexão, assim como a atitude de criticidade e resistência a ser exercida a partir do conhecimento do passado de instituições públicas que formaram e ainda formam nossos profissionais de ensino.
Como objetivo, portanto, o dossiê “Faculdades e Centros de Educação: histórias e memórias de instituições superiores de formação de professores”, visa ofertar ao público docente e discente um documento que desperte a consciência sobre a importância histórica dessas instituições, faça refletir sobre o papel delas na região em que atuam e estimule a defesa de um dos maiores patrimônios públicos nacionais: a Universidade Pública.
Submissão de artigos até 15 de maio de 2020
Data da publicação: 30 de junho de 2020
As Diretrizes para Autores estão no Link: http://periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/about/submissions
Editor convidado: Prof. Dr. Fábio Souza Lima (FACED/ UFAM)
Resenha
Resenhas de obras clássicas e contemporâneas que expressem ideias para contribuir com debates do campo da educação. A resenha deve ser apresentada por até três autores.
Entrevista
Resulta de uma análise a partir de uma conversa entre duas ou mais pessoas (o/s) ,entrevistador(es) e o(s) entrevistado(s). Os questionamentos propostos são discutidas de modo a obter informação necessária por parte do entrevistado e aprofundar questões atuis do campo educacional, que ainda estão em andamento ou necessitam de uma rápida repercussão no campo científico.
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