Revista Amazônida: Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas: Anúncios //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida <p style="text-align: justify;"><strong>Amazônida</strong>, uma Revista de fluxo contínuo do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amazonas (<strong><a href="https://ppge.ufam.edu.br/" target="_blank" rel="noopener">PPGE/UFAM</a></strong>), publica trabalhos de educação sob forma de artigos, relato de pesquisa, estudo teórico, resenhas críticas e entrevistas dentro de uma ação integradora dos conhecimentos produzidos no contexto da Amazônia internacional, no Brasil e no mundo.</p> pt-BR Wed, 10 Dec 2025 16:27:43 +0000 OJS 3.3.0.8 http://blogs.law.harvard.edu/tech/rss 60 AVISO //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/announcement/view/375 <p>Em razão do alto volume de submissões recebidas na Seção Livre (fluxo contínuo) e para preservar a qualidade editorial e os prazos de publicação, as novas submissões para a Seção Livre serão <strong>temporariamente suspensas</strong> entre 15 de dezembro e 15 de fevereiro de 2026.</p> <p>Em caso de dúvidas, entre em contato: rappge@gmail.com </p> //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/announcement/view/375 Wed, 10 Dec 2025 16:27:43 +0000 Chamada Dossiê: Educação, Raça e Clima: conexões entre escola, território e crise climática //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/announcement/view/374 <p><strong>Proponentes:</strong></p> <p><strong>Profa. Dra. Raimunda Kelly da Silva Gomes </strong><strong>Profa. Dra. Renata Montechiare</strong></p> <p><strong>Submissão</strong>: até 15 de fevereiro de 2026 <strong>Publicação</strong>: até 10 de junho de 2026</p> <p>As intersecções entre educação, raça e clima emergem como campos centrais para a sociedade contemporânea, sobretudo diante do agravamento das desigualdades socioambientais, do racismo ambiental e do impacto sobre crianças e adolescentes nos territórios (ACSELRAD, 2004). Este dossiê temático propõe reunir investigações que explorem essas conexões em distintos contextos territoriais, com especial atenção às vozes e experiências de estudantes, educadores(as) — docentes, coordenadores(as) pedagógicos(as), diretores(as) — e comunidades.</p> <p>Na Amazônia brasileira, a educação escolar indígena, quilombola, do campo, das águas e florestas tem aportado soluções contextualizadas e ancoradas nos saberes e recursos locais como forma de enfrentamento aos efeitos da crise climática (Silva, 2021, Diniz, 2022). Observamos que as escolas em territórios tradicionais enfrentam, de forma aguda, inundações atípicas, secas prolongadas, queimadas e perda de biodiversidade. Tais fenômenos impactam diretamente o cotidiano escolar, na aprendizagem, no trabalho docente e nas respostas oferecidas por meio das políticas públicas.</p> <p>Contudo, é preciso ampliar o olhar. Convidamos pesquisas que contemplem diferentes biomas brasileiros — como o Cerrado, a Caatinga, o Pantanal, os Pampas e a Mata Atlântica — e experiências internacionais, sobretudo do Sul Global, onde as populações racializadas também sofrem desproporcionalmente os efeitos da degradação ambiental, seja no campo ou na cidade. A noção de racismo ambiental, desenvolvida no Brasil por ACSELRAD (2004), ajuda a compreender como populações negras, indígenas e periféricas vivem nas zonas de maior risco e com menor acesso às políticas públicas de mitigação e adaptação climática.</p> <p>Interessa-nos conhecer trabalhos que considerem o ponto de vista dos sujeitos escolares e da gestão pública sobre as transformações ambientais e seus reflexos no processo educativo. Como as escolas têm reagido ao aumento de eventos climáticos extremos? De que forma professores(as) e estudantes dialogam pedagogicamente com o território, os saberes locais e as transformações no ambiente? Como as políticas públicas educacionais incorporam — ou negligenciam — a crise climática em contextos racializados?</p> <p>Referências como Freire (1996), Gadotti (2000) e Loureiro (2012) nos ajudam a compreender a educação ambiental como processo político e transformador, que vai além da mera transmissão de conteúdos. Já autoras como Nilma Lino Gomes (2012), Petronilha Gonçalves (2003), Rita Potyguara (2020), Kabengele Munanga (2004) e Gersen Baniwa (2013) destacam a centralidade das relações étnico-raciais na construção de uma educação antirracista e plural, em sintonia com as diretrizes da Lei 10.639/03 e da Lei 11.645/08. A articulação entre essas dimensões — ambiental e racial — é, ainda hoje, incipiente em muitas práticas escolares e acadêmicas, exigindo mais diálogos interdisciplinares e interterritoriais.</p> <p>Este dossiê busca acolher abordagens teórico-metodológicas que valorizem a etnografia, a pesquisa colaborativa e os saberes territoriais como fontes legítimas de produção de conhecimento. Esperamos reunir contribuições que inspirem outras formas de ensinar e aprender em tempos de crise climática, reafirmando a centralidade da educação da trajetória de crianças, adolescentes e jovens.</p> <p><strong>Palavras-chave</strong>: Educação; raça; clima</p> <p><strong>Proponentes:</strong></p> <p><strong>Raimunda Kelly da Silva Gomes </strong>Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará, Mestre em Biologia Ambiental e Graduada em Pedagogia pela mesma universidade. É Pró-Reitora de Extensão da Universidade do Estado do Amapá e líder do Grupo de Integração Socioambiental e Educacional (GISAE). Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Amapá, tem experiência em pesquisa voltadas às questões socioambientais e educação do campo no estado do Amapá. <a href="mailto:rkellysgomes@yahoo.com.br">rkellysgomes@yahoo.com.br</a> <a href="http://lattes.cnpq.br/1668096856877502">http://lattes.cnpq.br/1668096856877502</a> <a href="https://orcid.org/0000-0003-4653-4000">https://orcid.org/0000-0003-4653-4000</a></p> <p><strong>Renata Montechiare </strong>Doutora e Mestre em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Bacharel em Produção Cultural pela Universidade Federal Fluminense. Coordenadora do Programa Estudos e Políticas em Cultura e Diversidade da Faculdade Latino-Americana de Ciências Sociais – Flacso Brasil, onde coordena <a href="http://lattes.cnpq.br/9735573124792202">http://lattes.cnpq.br/9735573124792202</a> <a href="https://orcid.org/0000-0003-2466-5843">https://orcid.org/0000-0003-2466-5843</a></p> //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/announcement/view/374 Wed, 10 Dec 2025 14:26:23 +0000 Chamadas abertas //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/announcement/view/360 //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/announcement/view/360 Thu, 05 Jun 2025 17:51:00 +0000 Organização de Dossiês Temáticos //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/announcement/view/351 <p>A <strong>Revista Amazônida</strong> convida pesquisadoras e pesquisadores a enviarem suas propostas de dossiês temáticos para publicação em 2025 e 2026.<br /><br />A Revista do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), aceitará de maneira contínua a proposta dossiês organizados por pesquisadores/as de universidades parceiras. Para tanto, os dossiês devem ser propostos por interessados/as, no mínimo, doutor/a, de qualquer programa de Pós-Graduação, que dialogue com as Ciências Humanas e suas áreas afins. Os parâmetros de orientação estão disponíveis <a title="Orientações para composição de dossiê" href="https://drive.google.com/file/d/1exaA90nUSuOlOLgEnIOpavEhKQRBHtI0/view?usp=drive_link">neste documento</a>. <br /><br />O envio de propostas, assim como, a resolução de eventuais dúvidas podem ser sanadas pelo e-mail rappge@ufam.edu.br.</p> //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/announcement/view/351 Wed, 30 Apr 2025 01:32:51 +0000 Revista Amazônida //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/announcement/view/78 <p>Agradecemos a todos e a todas que enviaram o resultado de suas pesquisas e que confiaram na qualidade da comunicação científica de nosso periódico. Pedimos que façam uso dos nossos artigos e atualizem seus dados como autores e leitores de nossa Revista. Ratificamos que o nosso periódico possui publicação continua e está ligado diretamente ao Programa de Pós-Graduação em Educação da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas que objetiva divulgar a produção do conhecimento relacionado à área da Educação e suas áreas afins e está aberta aos professores da Educação e áreas afins que desejam veicular as suas produções. A Revista Amazônida oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento.</p> <p>A revista foi criada em 1996, com o nome LIBRORUM e com este número ocorreu o primeiro passo para tornar a revista uma publicação aberta a todas as Linhas de Pesquisa do Curso de Mestrado em Educação da Universidade do Amazonas. A partide 1999 assumiu o nome atual. Nos seus vinte anos desenvolveu publicações no formato impresso que reuniram estudos de pesquisadores locais, nacionais e internacionais. Em 2016 passou para o formato <em>on-line</em> para dinamizar o processo de publicação e livre acesso ao resultado das pesquisas realizadas em Educação.</p> //www.periodicos.ufam.edu.br/index.php/amazonida/announcement/view/78 Fri, 01 Mar 2019 20:02:41 +0000