REFLEXÕES DA RELAÇÃO DOS INDÍGENAS COM AS TECNOLOGIAS NO ENSINO SUPERIOR: EXPERIÊNCIAS NA MONITORIA ACADÊMICA CEANAMA – FBI/UFOPA

Autores

  • Cândida Camila de Sousa
  • Tania Suely Azevedo Brasileiro Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Resumo

Este trabalho é resultado da experiência vivenciada durante a monitoria acadêmica Ceanama junto ao Projeto de extensão “Da flecha ao mouse”, no Instituto de Ciências da Educação da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA). Este relato busca descrever as experiências durante a realização da disciplina Tecnologias no período de 18 de março a 18 de dezembro de 2019, no âmbito da Formação Básica Indígena (FBI), sobre a relação dos discentes indígenas com as tecnologias digitais e seus desafios. Este trabalho de conclusão de curso é de abordagem qualitativa, e busca descrever as etapas desenvolvidas no decorrer do referido projeto, e discutir com o resultado de pesquisa bibliográfica. A vivência durante o projeto proporcionou uma experiencia enriquecedora, revelando que seus objetivos foram alcançados, pois permitiu tanto a monitora quanto aos alunos participantes do projeto ampliar seus conhecimentos, habilidades e oportunizou aprendizagens significativas. Pode-se afirmar que, de uma certa forma, os alunos foram incluídos digitalmente nas habilidades de lidar com as ferramentas tecnológicas e demonstraram maior autonomia no desenvolvimento das atividades acadêmicas.

Palavras-chave: Educação Superior. Monitoria acadêmica. Inclusão digital. Estudantes indígenas. Amazônia.

Biografia do Autor

Cândida Camila de Sousa

Graduanda do 8º período do curso de Licenciatura em Informática Educacional da Universidade Federal do Oeste do Pará (UFOPA).

Tania Suely Azevedo Brasileiro, Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Professora titular da UFOPA. Pós-doutorado em Psicologia (IP/USP), Doutorado em Educação (URV/ES-FE/USP), mestrado em Tecnologias Educacionais (URV/ES). Coordenadora da LIE/UFOPA. Líder do grupo de pesquisa PRAXIS UFOPA/CNPq.

Downloads

Publicado

2021-01-01