PREFÁCIO: DESAFIOS PARA O SUCESSO E PERMANÉNCIA NO ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Leandro Silva Almeida Universidade do Minho, Braga, Portugal
  • Suely Aparecida Do Nascimento Mascarenhas Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Resumo

Com a expansão do Ensino Superior nas ultimas décadas, e tendo-se ampliado o número de instituições, de cursos, de professores e, sobretudo, de estudantes, os problemas de insucesso académico e de abandono dos discentes sem concluírem a sua graduação são problemas comuns aos vários países. Estudantes provenientes de famílias historicamente  com menor tradição de frequência do ensino superior, com menos recursos socioculturais e económicos ou com uma formação académica menos robusta ao nível do ensino básico e do ensino médio apresentam, com bastante frequência, problemas na sua transição e adaptação ao ensino superior, ambiente institucional historicamente de caráter predominantemente elitista, excludente e autoritário.

Biografia do Autor

Leandro Silva Almeida, Universidade do Minho, Braga, Portugal

Doutor em Psicologia, especialidade de Psicologia da Educação. Professor do Instituto de Educação e investigador do Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho, Portugal. Investigação voltada para os estudantes do ensino superior.

Suely Aparecida Do Nascimento Mascarenhas, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutora em Psicopedagogia, atuando na graduação e pós-graduação na Universidade Federal do Amazonas, Brasil.

Downloads

Publicado

2021-01-01