SOFRIMENTO PSÍQUICO E SINDROME DE BURNOUT EM DOCENTES DO ENSINO SUPERIOR: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Samara Leite de Figueiredo Faculdade de Juazeiro do Norte-Ce-FJN
  • Joaquim Iarley Brito Roque Secretaria Estadual de Educação do Ceará

Resumo

O presente trabalho, trata-se de uma revisão sistemática de literatura dos estudos acerca do processo de adoecimento da Síndrome de Burnout sobre os docentes, que fazem referência a saúde do trabalhador. O tema da pesquisa surge a partir da experiência da autora no estágio em psicologia na área educacional junto com outras experiências com professores com algum tipo de adoecimento que diz ter sido acarretado pelo trabalho, essas experiências chamou tanto a atenção que a mesma resolveu pesquisar se realmente o adoecimento dos professores há um nexo causal a esse ambiente. Foram feitas seleções dos artigos que foram utilizados de acordo com as leituras dos resumos das publicações para que tenha sido feita a inclusão ou exclusão do texto. Os textos selecionados foram publicados em bases de dados, no período de janeiro do ano 2007 há novembro de 2017. A coleta de dados para realizar essa pesquisa aconteceu de agosto a novembro de 2017. Ao total foram 137 artigos colhidos relacionados com a Síndrome de alguma maneira e ao final da aplicação dos critérios para excluir ou incluir o material foi efetuado a exclusão 111 artigos.

 

Palavras-chave: Professores; burnout; sofrimento no trabalho; saúde do trabalhador.

Biografia do Autor

Samara Leite de Figueiredo , Faculdade de Juazeiro do Norte-Ce-FJN

Psicóloga. Graduada em psicologia no centro universitário Dr.Leão Sampaio-UNILEÃO-Ce. Especialista em Psicopedagogia em Clínica e Institucional pela Faculdade de Juazeiro do Norte-Ce-FJN

Joaquim Iarley Brito Roque , Secretaria Estadual de Educação do Ceará

Graduado em Filosofia e Psicologia. Mestre em Filosofia Contemporânea-UFC. Doutor em Educação – UFC. Professor na Secretaria Estadual de Educação do Ceará. Professor no Centro Universitário Doutor Leão Sampaio – UNILEÃO.

Downloads

Publicado

2021-01-01