O TRABALHO DE PSICOPEDAGOGIA DESENVOLVIDO NUMA INSTITUIÇÃO VINCULADA À CIÊNCIA JURÍDICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Autores

  • Janaína Bueno Bady Universidade La Salle (Canoas – RS), Brasil

Resumo

O presente artigo busca ressaltar a importância da atuação do profissional da área de Psicopedagogia dentro de uma instituição, baseando-se num relato de experiência de estágio desenvolvido em um Núcleo de Práticas Jurídicas pertencente a um Centro Universitário. Pretendemos, assim, descrever o que é Psicopedagogia Institucional, seus objetivos, bem como os instrumentos e as formas de intervenção realizadas pelo Psicopedagogo na instituição. Descrevemos as possibilidades de atuação do(a) Psicopedagogo(a) numa Organização Jurídica, onde alunos estagiários supervisionados pelos professores prestam atendimento à população carente, expondo, a partir dos dados obtidos e das análises realizadas, todo o processo de investigação diagnóstica até a intervenção. Deste modo, percebemos o quão necessário é conhecer bem uma instituição e compreender de forma global todos os sujeitos que dela participam, a fim de trabalhar com suas aprendizagens, possibilitando a transformação dos indivíduos, dos grupos e da Organização.

 

Palavras-chave: Psicopedagogia Institucional, Aprendizagens, Direito, Grupos, Organização, Transformação.

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Publicado

2021-01-01