RELAÇÕES ENTRE POLÍTICAS PÚBLICAS E FRACASSO ESCOLAR

Autores

  • Alexandre Ribeiro Aquino Universidade Federal de Goiás
  • Maria de Fátima Pessoa de Assis Universidade Federal de Jataí (UFJ)

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar as relações entre políticas públicas e fracasso escolar na atualidade. Partimos do aporte da psicologia escolar/educacional e da educação como referenciais teóricos. A primeira parte do trabalho estabelece algumas considerações históricas sobre o fenômeno do fracasso escolar até a contemporaneidade, compreendendo-o como um problema multideterminado. Na segunda parte, apontam-se dados da realidade da educação brasileira pública, ou seja, são reveladas algumas dificuldades que afetam a qualidade do ensino, influenciadas pelas políticas públicas brasileiras preocupadas em cumprir metas nacionais e internacionais relacionadas à educação. Finalizamos discutindo os desdobramentos atuais do fracasso escolar e das políticas públicas brasileiras, com destaque para atuação da psicologia frente à medicalização da infância e da sociedade como um dos fatores que levam ao fracasso escolar.

 

Palavras-chave: Fracasso escolar. Políticas públicas. Reformas educacionais.

Biografia do Autor

Alexandre Ribeiro Aquino, Universidade Federal de Goiás

Psicólogo, Bacharel em Psicologia pela Universidade Federal de Goiás. Mestre do Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Goiás (UFG)

Maria de Fátima Pessoa de Assis, Universidade Federal de Jataí (UFJ)

Psicóloga, Doutora em Educação Escolar pela Universidade Estadual Paulista, UNESP. Atualmente é professora Adjunta, da Universidade Federal de Jataí (UFJ).

Downloads

Publicado

2021-01-01