O ABANDONO DOS ESTUDANTES NO ENSINO SUPERIOR: O MODELO DE VICENT TINTO

Autores

  • Armando Niemba Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza - Sul (Angola)

Resumo

O abandono no Ensino Superior é um fenómeno que os sistemas educacionais têm enfrentado, provocando constrangimentos a nível das sociedades, das instituições, das famílias e dos próprios estudantes, colocando em causa a qualidade da instituição e do próprio sistema de ensino. Objetivo foi investigar o abandono dos estudantes no ensino superior na perspetiva de Vicent Tinto. O autor do Modelo de Integração do Estudante (Tinto, 1975) propõe que o abandono ocorre quando os estudantes não se conseguem integrar a nível académico e a nível social. Integrar-se academicamente significa o envolvimento do estudante no ambiente da universidade em relação ao contexto do curso e sua vida académica (aprendizagem, desempenho académico e desenvolvimento de carreira). A integração social refere-se ao sentimento de pertença ao grupo e de sentir-se bem no ambiente da universidade (interação com os pares na instituição e com os professores). Além desses dois aspectos, a teoria de Tinto aponta dois outros fatores fundamentais para permanência ou abandono: o compromisso com a instituição e a meta de concluir a formação.

 

Palavras-chave: Ensino superior; integração académica; abandono; Modelo de Vicent Tinto

Biografia do Autor

Armando Niemba, Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza - Sul (Angola)

Doutorando em Psicologia da Educação, professor do Instituto Superior de Ciências de Educação do Cuanza - Sul (Angola), investigação sobre o abandono dos estudantes do ensino superior.

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Publicado

2021-01-01