ESTRATÉGIAS DE APRENDIZAGEM E RENDIMENTO ACADÊMICO: ANÁLISE COM ESTUDANTES DE MEDICINA

Autores

  • Bruna Casiraghi Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)
  • Tainá Aimé Emerenciano Lourenço Centro Universitário de Volta Redonda
  • Leandro S. Almeida Universidade do Minho, Braga, Portugal
  • Evely Boruchovitch Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP

Resumo

As estratégias de aprendizagem se relacionam com a aquisição, armazenamento e utilização do conhecimento, capacitando o estudante a autoavaliar o seu processo de aprender. O presente trabalho objetivou avaliar as estratégias de aprendizagem utilizadas pelos estudantes de medicina e seu impacto no rendimento acadêmico. Participaram 252 estudantes de medicina do 1º ao 6º ano, com média de idades em torno dos 22 anos e de ambos os sexos. A coleta de dados se deu por meio de formulário eletrônico, utilizando como instrumento a Escala de Estratégias de Aprendizagem para Estudantes Universitários (EEA-U) e um questionário socioeconômico. Os resultados obtidos revelaram que os alunos utilizam diferentes estratégias de aprendizagem e possuem um rendimento acadêmico médio acima do estabelecido para a aprovação. Não foram encontradas correlações entre o coeficiente de rendimento e os diferentes fatores da escala de estratégias de aprendizagem. Este dado sugere a necessidade de se avaliar, tanto as estratégias de aprendizagem quanto o rendimento acadêmico, considerando o contexto educacional geral, os aspectos institucionais e relativos a prática docente e aos procedimentos instituídos de avaliação dos conhecimentos dos estudantes.

 

Palavras-chave: Estratégias de Aprendizagem; Rendimento Acadêmico; Ensino Superior; Educação médica.

 

 

Biografia do Autor

Bruna Casiraghi , Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA)

Doutoranda em Ciências da Educação (Psicologia da Educação) pela Universidade do Minho, Professora do Centro Universitário de Volta Redonda (UniFOA), investigação sobre adaptação  e sucesso acadêmico no Ensino Superior.

Leandro S. Almeida , Universidade do Minho, Braga, Portugal

Doutor em Psicologia, especialidade de Psicologia da Educação. Professor do Instituto de Educação e investigador do Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho, Portugal. Investigação voltada para os estudantes do ensino superior.

Evely Boruchovitch , Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP

Ph.D em Educação pela Univ Southern California, USA, Professora da Faculdade de Educação da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Pesquisa sobre aprendizagem autorregulada e variáveis cognitivas, metacognitivas, motivacionais e afetivas. Bolsista de Produtividade 1B do CNPq.  

Downloads

Publicado

2021-01-01