QUESTIONÁRIO DE DIFICULDADES ANTECIPADAS DE ADAPTAÇÃO AO ENSINO SUPERIOR (QDAA-ES): VALIDAÇÃO

Autores

  • Lauro Lopes Pereira-Neto Instituto Federal de Alagoas - IFAL
  • Ana Amália G. B T. Faria
  • Leandro S. Almeida

Resumo

O processo de democratização do ensino superior no Brasil proporcionou um aumento significativo no número de estudantes nos últimos anos, um público caracterizado por ser heterogêneo em função de vários fatores como gênero, classe social, idade, objetivos e projetos vocacionais. Desta forma, entender as principais dificuldades vivenciadas por esses estudantes, durante suas trajetórias no primeiro ano de curso, permite identificar e mensurar os indicadores sociais, motivacionais e cognitivos relacionados com a adaptação e sucesso acadêmico. O objetivo deste artigo foi contribuir para a adaptação e validação do Questionário de Dificuldades Antecipadas de Adaptação ao Ensino Superior, originalmente proposto por Araújo e colaboradores (2016) para estudantes do ensino superior de Portugal, à realidade brasileira. O questionário foi aplicado a uma amostra de 332 estudantes matriculados no primeiro ano do ensino superior dos cursos ofertados pelo Instituto Federal de Alagoas (IFAL-Campus Maceió). Em sua maioria, eram estudantes do gênero masculino e matriculados em cursos noturnos, com idades variando entre 16 e 65 anos. Foi realizada uma análise fatorial exploratória, recorrendo-se ao método dos componentes principais, para determinar o agrupamento de itens por fatores, que permitiu a redução da estrutura da escala em três dimensões de dificuldades: acadêmicas, que descrevem dificuldades ao nível da aprendizagem e organização da vida escolar; autonomia, que se reportam às situações de gestão financeira, das emoções e das atividades diárias;  e interpessoais, que se referem às dificuldades de interação e integração social e de gestão das relações sociais anteriores. Os indicadores de precisão e validade mostram-se adequados à utilização do questionário na investigação sobre os processos de transição e adaptação dos estudantes ao Ensino Superior.

Palavras-chave: Ensino superior; Dificuldades acadêmicas; Estudantes do 1º Ano; Transição acadêmica.

Biografia do Autor

Lauro Lopes Pereira-Neto , Instituto Federal de Alagoas - IFAL

Doutorando em Ciências da Educação (Psicologia da Educação), pela Universidade do Minho. Professor do Instituto Federal de Alagoas - IFAL/Maceió. Investigação sobre os Estudantes Não-Tradicionais no Ensino Superior.

Ana Amália G. B T. Faria

Doutoranda em Ciências da Educação (Psicologia da Educação), pela Universidade do Minho, Psicóloga no Instituto Federal de Alagoas (IFAL-AL). Investigação sobre expectativas e dificuldades acadêmicas dos estudantes no ensino superior.

Leandro S. Almeida

Doutor em Psicologia, especialidade de Psicologia da Educação. Professor do Instituto de Educação e investigador do Centro de Investigação em Educação (CIEd) da Universidade do Minho, Portugal. Investigação voltada para os estudantes do ensino superior.

Downloads

Publicado

2021-01-01