GRÊMIO ESTUDANTIL: A ESCOLA COMO ENRIQUECEDORA NA FORMAÇÃO DE ADOLESCENTES POLÍTICOS

Autores

  • Felipe de Souza Barbeiro Universidade Estadual de Londrina -UEL
  • Isadora Nicastro Salvador Universidade Estadual de Londrina -UEL
  • Solange Maria Beggiato Mezzaroba Universidade Estadual de Londrina -UEL

Resumo

A participação de estudantes em movimentos políticos foi bastante importante para a conquista de direitos, sendo o grêmio estudantil um exemplo dessa organização. Esse espaço possibilita debate dos interesses dos estudantes, além de promover consciência de seus direitos e a vivência de cidadania e democracia. Várias lutas aconteceram na história até o estabelecimento da lei que garante esse órgão nas escolas. Este artigo relata o protagonismo de estudantes pertencentes ao grêmio de uma escola pública de um estado brasileiro, a partir das considerações de estagiários de Psicologia que acompanharam as movimentações nessa instituição. O período foi marcado no estado e no país por greves e manifestações, que foram consideradas na discussão.

 

Palavras-chave: Adolescência, cidadania, grêmio estudantil, protagonismo estudantil, psicologia escolar

Abstract: The participation of students in political movements was very important for the conquest of rights, and the student council is an example of this organization. This space allows debate students' interests, besides promoting awareness of their rights and the experience of citizenship and democracy. Several struggles took place in history until the establishment of the law that guarantees this institution in schools. This article reports the protagonism of students from the student council of a public school of a Brazilian state, from the considerations of Psychology trainees that followed up the movements in this institution. The period was marked in the state and in the country by strikes and demonstrations, which were used in the discussion.

 

Keywords: Adolescence, citizenship, student council, student protagonism, school psychology

 

Biografia do Autor

Felipe de Souza Barbeiro, Universidade Estadual de Londrina -UEL

Psicólogo graduado pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestrando no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), com área de concentração em Avaliação Psicológica e Processos Clínicos. Endereço: Avenida Juscelino Kubitschek, 1361, apto. 1102. CEP: 86020-000.

Isadora Nicastro Salvador, Universidade Estadual de Londrina -UEL

Psicóloga graduada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Estadual de Londrina (UEL), com área de concentração em Avaliação Psicológica e Processos Clínicos. Pós-graduanda na Especialização Teoria da Psicanálise - Curso Fundamental de Freud a Lacan. Endereço: Rua Delaine Negro, 55, apartamento 108, bloco Rui Barbosa. Alto da Colina. CEP: 86055-680.

Solange Maria Beggiato Mezzaroba, Universidade Estadual de Londrina -UEL

Doutora em Educação pela UNESP-Marília. Mestre em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Psicóloga graduada pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Endereço: Rua Pio XII, 585. CEP: 86020-380.

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Publicado

2019-11-20