ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA: PERCEPÇÕES DE UM PSICÓLOGO NO AMBIENTE ESCOLAR

Autores

  • Gracielle Almeida de Aguiar Universidade Federal de Santa Maria
  • Breno Freitas Burgardt Universidade Franciscana de Santa Maria-RS

Resumo

RESUMO: O presente texto constitui-se em um relato de experiência de psicólogo em um contexto de escola e educação. O objetivo do relato está em demonstrar a rotina e a experiência das vivências da psicologia por detrás dos muros de uma escola. A experiência dentro da instituição escolar é permeada por um olhar de viés psicanalítico frente às demandas e situações que se apresentaram na instituição, tendo como fonte bibliográfica: artigos científicos e livros. O seguinte relato mostra uma visão de escola muito além de dificuldades e obstáculos e sim, de nossos próprios sintomas e reatualizações de nossas próprias experiências escolares.

Palavras-chave: psicólogo escolar; educação; psicologia escolar

 

ABSTRACT: This text is an account of the experience of a psychologist in a context of school and education. The purpose of the report is to demonstrate the routine and experience of psychology experiences behind the walls of a school. The experience within the school institution is permeated by a psychoanalytic bias against the demands and situations that have appeared in the institution, having as a bibliographical source: scientific articles and books. The following account shows a vision of school far beyond difficulties and obstacles, but rather of our own symptoms and reappraisals of our own school experiences.

Keywords: school psychologist; education; school psychology

 

RESUMEN: El presente texto se constituye en un relato de experiencia de psicólogo en un contexto de escuela y educación. El objetivo del relato está en demostrar la rutina y la experiencia de las vivencias de la psicología detrás de los muros de una escuela. La experiencia dentro de la institución escolar está impregnada por una mirada de sesgo psicoanalítico frente a las demandas y situaciones que se presentaron en la institución, teniendo como fuente bibliográfica: artículos científicos y libros. El siguiente relato muestra una visión de escuela mucho más allá de dificultades y obstáculos y sí, de nuestros propios síntomas y reactualizaciones de nuestras propias experiencias escolares.

Palabras clave: psicólogo escolar; la educación; psicología escolar

Biografia do Autor

Gracielle Almeida de Aguiar, Universidade Federal de Santa Maria

Psicóloga. Mestranda do programa de pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria-RS. Endereço completo: Rua Duque de Caxias, 1445. Bairro Centro.Santa Maria-RS. CEP: 97015-190

Breno Freitas Burgardt, Universidade Franciscana de Santa Maria-RS

Psicólogo. Pós-graduando em Clínica Psicanalítica pela

Universidade Franciscana de Santa Maria-RS

Downloads

Publicado

2019-11-20