ANÁLISE DA INFLUÊNCIA DO TREINO DE VISUALIZAÇÃO MENTAL NA EXECUÇÃO DO LIVRE DIRECTO EM ATLETAS SENIORES DE UM CLUBE DE FUTEBOL DA PRIMEIRA DIVISÃO

Autores

  • Kathy Jamisse de Araújo Universidade Pedagógica de Maputo
  • Vicente A. Tembe Universidade Pedagógica de Maputo

Resumo

: Estudos centrados na avaliação da influência do treino de visualização mental na performance em atletas Moçambicanos são bastante escassos, apesar da comprovada importância da visualização em variados aspectos da prática desportiva. Com este estudo pretendeu-se avaliar a capacidade de visualização mental dos atletas e a sua relação com o desempenho do livre directo no futebol. A amostra foi constituída por jogadores de futebol (n=16) de um clube da cidade de Maputo com idades compreendidas entre os 18 e os 31 anos. A amostra foi dividida aleatoriamente em 2 grupos , sendo um de prática combinada (física + mental) (G1=8) e o outro de controlo que fazia apenas a prática física (G2=8). Para avaliação foi usado o Questionário de Avaliação da Capacidade de Visualização mental (Alves, 1996), dividido em 5 dimensões (Visual, Auditiva, Cinestésica, Emocional e de Controlo da imagem). Para além da capacidade de visualização avaliou-se também o desempenho no livre directo, tendo os jogadores realizado cinco ensaios cada um, classificados de acordo com o local de entrada da bola na baliza. O G1 participou no programa de treino da capacidade de visualização mental de 12 sessões. A análise estatística foi efectuada no programa estatístico SPSS, 22.0, a 0.05 de intervalo de significância. Para além da média e do desvio padrão, foi aplicado o t-teste de medidas repetidas e a correlação de Pearson. Verificou-se que o G1 apresentou uma melhoria significativa do desempenho (p=0.03), contrariamente ao G2 que não apresentou diferenças significativas (p>0.05). Também foi verificada uma melhoria significativa na capacidade global de visualização mental (p=0.01)), no G1, sendo as dimensões com uma melhoria mais significativas a visual, cinestésica e a emocional (p <0.05). Os coeficientes de correlação encontrados são negativos, moderados e estatisticamente semelhantes (r2= -0.49; p=0.22). No cômputo geral, os resultados encontrados permitem concluir que a prática combinada propicia maiores benefícios na melhoria da performance na execução do livre directo em relação à prática isolada.

 Palavras-chave: Visualização mental; Performance, Livre Directo; Futebol;

 

Abstract: Despite the proven importance of visualization in various aspects of sport, studies focused on the evaluation of the influence of mental imagery training in the performance of Mozambican athletes are scarce. This study is aimed at evaluating the mental visualization skills of athletes and their relationship with the performance of the direct free kick in soccer.  The sample consisted of soccer players (n = 16) of a Maputo city club, aged between 18 and 31 years. The sample was randomly divided into 2 groups, one being of combined practice (physical + mental) (G1 = 8) and the other one of control, only for physical practice (G2 = 8). The Questionnaire for the Assessment of the Mental Visualization Capacity (Alves, 1996), was the evaluation tool used, divided into five dimensions (Visual, Auditory, Kinesthetic, Emotional and Image Control). In addition to the visualization capacity, the performance in the free direct kick was also assessed, and players performed five tests each, classified according to the location of ball when entering the goal. G1 participated in the training program of mental visualization capacity consisting of 12 sessions. Statistical analysis was performed using the statistical program SPSS 22.0, 0.05 of significance range. In addition to the mean and standard deviation, repeated t-test measures and Pearson correlation was applied. It was found that G1 showed a significant performance improvement (p = 0.03), contrary to G2 that showed no significant differences (p> 0.05). Significant improvement was also observed in the overall capacity of mental visualization (p = 0.01)) in G1, and the dimensions with a more significant improvement were in visual, kinesthetic and the emotional (p <0.05). Correlation coefficients found are negative, moderate and statistically similar (r2 = -0.49; p = 0:22). In general the results obtained allow us to conclude that the combined practice provides greater benefits in improved performance in the direct free kick, in relation to isolated practice.

Key words: Mental visualization; Performance, Direct Free Kick; Soccer;


Biografia do Autor

Kathy Jamisse de Araújo, Universidade Pedagógica de Maputo

Universidade Pedagógica de Maputo-Faculdade de Educação Física e Desporto.

Vicente A. Tembe, Universidade Pedagógica de Maputo

Universidade Pedagógica de Maputo-Faculdade de Educação Física e Desporto.

Downloads

Publicado

2019-11-20