IMPLICAÇÕES CONTEMPORÂNEAS DO CONTEXTO EDUCACIONAL: (RE)PENSAR E (TRANS)FORMAR A EDUCAÇÃO PARA QUÊ E PARA QUÊM?

Autores

  • Samara Leite de Figueiredo

Resumo

O presente artigo trata-se de uma pesquisa bibliográfica sobre a temática da educação no modelo atual e como e onde ela se enquadra, trazendo sua construção histórica, promovendo discussões e visualizando seu impacto na contemporaneidade em seu contexto, escolar, social e político. O objetivo geral do trabalho consiste na compreensão e análise de aspectos que contribuem no modelo educacional contemporâneo. E de forma especifica esse objetivo traz uma analise desse modelo educacional na compreensão dos aspectos sociais e históricos da educação, uma reflexão acerca do impacto de tais transformações na educação no contexto atual, e ainda traz a diferenciação do educar e escolarizar na perspectiva do Paulo Freire e Rogers. Para isso foi utilizado como instrumento para possibilitar o entendimento da pesquisa, um levantamento de referências publicadas por ferramentas de escritos eletrônicos, dissertações e livros, onde sua coleta de dados foi realizada no período de janeiro a agosto de 2019. Sendo assim possível apresentar nuances acerca do funcionamento atual da educação baseado nos autores da pesquisa, pensando a escola como um equipamento capaz de desenvolver potencialidades no sujeito compreendendo esse público, percebendo os contribuintes da abordagem centrada na pessoa nesses aspectos, e ainda analisar de forma crítica como as mudanças acontecem e como essa educação é vista nos dias atuais, no intuito de compreender as nuances desse fenômeno contemporâneo.

Palavras-chave: Educação; Escolarização; Contemporaneidade.

 

Abstract: The present article deals with a bibliographical research on the theme of education in the current model and how and where it fits, bringing its historical construction, promoting discussions and visualizing its impact in contemporaneity in its context, school, social and political. The general objective of the work is to understand and analyze aspects that contribute to the contemporary educational model. Specifically, this objective brings an analysis of this educational model in the understanding of social and historical aspects of education, a reflection on the impact of such transformations on education in the current context, and also brings the differentiation of education and schooling in the perspective of Paulo Freire and Rogers. To do so, it was used as an instrument to enable the understanding of the research, a survey of references published by electronic writing tools, dissertations and books, where their data collection was carried out from January to October 2018. Thus, it is possible to present nuances about of the current functioning of education based on the authors of the research, thinking the school as an equipment capable of developing potentialities in the subject comprising this audience, perceiving the contributors of the person-centered approach in these aspects, and also critically analyzing how changes happen and how this education is seen today, in order to understand the nuances of this contemporary phenomenon.

Keywords: Education; Schooling; Contemporaneity.

Biografia do Autor

Samara Leite de Figueiredo

Psicóloga formada pelo Centro Universitário Dr.Leão Sampaio- Unileão, Especialista em psicopedagogia clínica e institucional pela Faculdade Juazeiro do Norte-CE- FJN.

Downloads

Publicado

2019-11-20