BATERIA DE PROVAS DE RACIOCÍNIO (BPR-5): AVALIAÇÃO DAS QUALIDADES PSICOMÉTRICAS EM ADOLESCENTES DO NORDESTE

Autores

  • Renê Marcelino Da Silva Júnior Universidade Federal de Pernambuco-UFPE
  • Alexsandro Medeiros Do Nascimento Universidade Federal de Pernambuco-UFPE
  • Antonio Roazzi Universidade Federal de Pernambuco-UFPE

Palavras-chave:

Inteligência, Teoria CHC, Raciocínio, Habilidades cognitivas, BPR-5

Resumo

O presente estudo investigou as qualidades psicométricas da Bateria de Provas de Raciocínio (BPR-5) em uma amostra de adolescentes estudantes de escolas públicas e particulares da cidade do Recife-PE. Participaram do estudo 278 alunos do 7º e 9º ano do ensino fundamental (51% do sexo feminino). A BPR-5 apresentou bom índice de consistência interna de .76, confirmando a validade interna do instrumento revelando um único fator definido pelas operações de raciocínio subjacente as cinco provas. Quanto a validade de critério apresentou amplas correlações de magnitude moderada com as notas escolares e indices de falta na escola, indicando as relações bidirecionais entre inteligência e escolarização.  Alunos do 9° ano apresentaram melhor desempenho em comparação com os alunos do 7° ano, igualmente os alunos de escolas privadas demostraram desempenho mais elevado em comparação com os alunos de escolas públicas. O conjunto dos achados atestam as boas qualidades psicométricas do instrumento, em uma amostra do Nordeste, coerente com outros estudos que utilizaram a BPR-5 no eixo sul-sudeste.

Palavras-Chave: Inteligência, Teoria CHC, Raciocínio, Habilidades cognitivas, BPR-5.

 

Abstract: This study investigated the psychological qualities of Reasoning Battery Test (BPR-5) in a sample of adolescents from public and private schools in the city of Recife-PE. The study included 278 students from the 7th and 9th grade of elementary school (51% female). The BPR-5 presented a good internal consistency index of .76, confirming the internal validity of the instrument, revealing a single factor defined by the reasoning operations underlying the five tasks. Regarding criterion validity, it showed broad correlations of moderate magnitude with school grades and school failure indexes, indicating bidirectional relationships between intelligence and schooling. Students from 9th grade performed better compared to the students of the 7th year, also students of private schools demonstrated higher performance compared to public school students. All the findings attest to the good psychometric qualities of the instrument in a Northeastern sample, consistent with other studies that used BPR-5 in the south-southeast region.

Keywords: Intelligence, CHC Theory, Reasoning, Cognitive Skills, BPR-5.

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Publicado

2019-01-07

Edição

Seção

Artigos