FUNÇÕES EXECUTIVAS E MATEMÁTICA: EXPLORANDO AS RELAÇÕES

Autores

  • Alanny Nunes De Santana Universidade Federal do Amazonas-UFAM
  • Antonio Roazzi Universidade Federal de Pernambuco-UFPE
  • Monilly Ramos Araujo Melo Universidade Federal de Campina Grande - UFCG
  • Suely Aparecida Do Nascimento Mascarenhas Universidade Federal do Amazonas-UFAM
  • Bruno Campello De Souza Universidade Federal de Pernambuco-UFPE

Palavras-chave:

Funções executivas, Componentes cognitivos, Matemática

Resumo

As Funções Executivas (FE) são habilidades cognitivas relacionadas ao planejamento, realização e monitoramento de comportamentos intencionais, tendo as diferenças individuais em FE implicações consistentes e substanciais no desempenho em matemática. Assim, considerando a falta de consenso na área, este artigo de revisão objetivou identificar as relações estabelecidas entre FE e matemática nos estudos publicados nos últimos dezoito anos. Empreendeu-se uma busca nas bases CAPES e SciELO por artigos em português, inglês e espanhol. Os resultados demonstram a escassez de estudos nacionais e um aumento no número de publicações internacionais nos últimos nove anos. O uso de instrumentos psicológicos foi unânime nas pesquisas. A tríade executiva - memória de trabalho (MT), controle inibitório (CI) e flexibilidade cognitiva (FC)­­ - foi avaliada na maioria dos artigos, assim como a população infantil, sendo a MT o componente mais analisado em sua relação com a matemática. Pode-se concluir que são necessárias mais pesquisas nacionais na área e que, apesar da prevalência da MT, não se sabe seguramente qual componente mais prevê o desempenho em matemática, na medida em que parte dos estudos analisados avaliou apenas um ou dois dos componentes básicos das FE, não nos permitindo tirar conclusões sobre a influência dos demais.

Palavras-chave: Funções Executivas; Componentes cognitivos; Matemática.

 

Abstract: Executive Functions (EF) are cognitive skills related to planning, realization and monitoring of intentional behaviors, with individual differences in EF having consistent and substantial implications for mathematical performance. Thus, considering the lack of consensus in the area, this review article aimed to identify the relationships established between EF and mathematics in studies published in the last eighteen years. A search of CAPES and SciELO databases was undertaken for articles in Portuguese, English and Spanish. The results demonstrate the scarcity of national studies and an increase in the number of international publications in the last nine years. The use of psychological instruments was unanimous in the researches. The three executive components - working memory (WM), inhibitory control (IC) and cognitive flexibility (CF) - were evaluated in most articles, as well as the infant population, with WM being the most analyzed component in relation to mathematics. It can be concluded that more national research is needed in the area and that, despite the prevalence of WM, it is not known which component is able to predict mathematical performance more accurately, since part of the studies analyzed evaluated only one or two of the basic components of the FE, not allowing us to draw conclusions about the influence of the other components.

Keywords: Executive Functions; Cognitive components; Mathematics

Downloads

Publicado

2019-01-07

Edição

Seção

Artigos