ALUNOS DA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS (EJA) COMO CIDADÃOS DE DIREITO À EDUCAÇÃO INTEGRAL

DESAFIOS E POSSIBILIDADES

Autores

  • Rogério Feitosa Barros Universidade Federal de Rondônica - UNIR
  • Rosângela de Fátima Cavalcante França Universidade Federal de Rondônica - UNIR

Palavras-chave:

Educação, Educação de Jovens e Adultos, Educação Integral, Cidadania

Resumo

Visando discutir a proposta de educação integral aos alunos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), esta pesquisa teve como objetivo analisar os desafios e as possibilidades do desenvolvimento de uma educação integral na EJA. Este estudo foi realizado por meio de uma pesquisa empírica de abordagem qualitativa. Os sujeitos foram três gestores escolares e três professores do quadro efetivo da prefeitura do município de Porto Velho-RO. Diante dos dados levantados, no ponto de vista dos sujeitos
participantes, desponta como desafio para o desenvolvimento de uma educação integral aos jovens e adultos, além de outros, a falta de disponibilidade de tempo por parte dos alunos. Quanto às possibilidades, se destaca a necessidade de ampliação das oportunidades educativas aos alunos da EJA como também a melhoria na estrutura física, ampliação dos espaços educativos e qualificação profissional. Analisando os dados coletados e confrontando-os com a teoria, inferimos que os alunos da EJA, para além de ações que exprimem o caráter assistencialista, são cidadãos de direito a uma
educação integral e de qualidade que os permita ser sujeitos no meio social e que cumpra as funções sociais estabelecidas para essa modalidade de ensino, quais sejam: reparadora, equalizadora e qualificadora.

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Publicado

2017-06-20

Edição

Seção

Artigos