DESAFIOS DA GESTÃO DEMOCRÁTICA

UM ESTUDO NA REDE MUNICIPAL DE ENSINO DE HUMAITÁ-AM

Autores

  • Maramaldo Tavares de Sá Escola Municipal Agrícola José Cezário Menezes de Barros
  • Suely Aparecida do Nascimento Mascarenha Universidade Federal do Amazonas
  • Cristiangrey Quinderé Gomes Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM

Palavras-chave:

Gestão escolar democrática, Desafios cotidianos, Escola pública, Humaitá-AM

Resumo

Esse artigo é um recorte de uma pesquisa de conclusão de curso sobre a “gestão escolar democrática”, como uma possibilidade de se legitimar os mecanismos de gestão democrática preconizados nas diretrizes nacionais da educação, no dia a dia das escolas, para que seja vivenciada no cotidiano e se torne tão essencial quanto é a presença do professor e do aluno. Reconhecendo o conceito de gestão democrática como um pressuposto importantíssimo da educação, principalmente pela condição expressiva de participação efetiva por aqueles que fazem parte do movimento educacional. Nessa perspectiva, pretendeu-se conhecer o processo de gestão escolar da rede municipal de ensino, a fim de responder a seguinte questão problematizadora: Quais são os desafios enfrentados pela gestão no seu cotidiano escolar
para o desenvolvimento de práticas democráticas na rede pública municipal de ensino? Correspondente a essa questão, o objetivo geral do presente estudo consistiu em analisar os desafios enfrentados pela gestão no seu cotidiano escolar para o desenvolvimento de práticas democráticas na rede pública municipal de ensino de Humaitá-AM. Trata-se de uma pesquisa descritiva (GIL, 2010), de abordagem qualitativa (MINAYO, 2009), a qual teve duas fases: a bibliográfica e o estudo empírico. Para o levantamento dos dados foram utilizados um questionário e uma entrevista semiestruturada, gravada. Foram sujeitos desse estudo seis gestoras. A pesquisa em pauta foi realizada no segundo semestre de 2016, tendo como lócus
da pesquisa seis escolas municipais da área urbana de Humaitá-AM. Os resultados indicam que há muitos desafios, tanto de natureza administrativa, quanto pedagógica para que a gestão democrática aconteça no cotidiano da escola pública, principalmente, seja visualizada na prática por todos: gestor, profissionais, pais, alunos e comunidade, de maneira participativa em sua totalidade, ou seja, é necessário que realmente todas as decisões sejam discutidas e viabilizadas por todos da comunidade escolar.

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Publicado

2017-11-24

Edição

Seção

Artigos