ESTUDOS DO CORPO (2014 - 2016)

LEVANTAMENTO DAS PRODUÇÕES NO BANCO DE TESES E DISSERTAÇÕES DO PORTAL CAPES-2017

Autores

  • Aline da Paixão Prezotto Santos Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA
  • Tânia Suely Azevedo Brasileiro Universidade Federal do Oeste do Pará - UFOPA

Palavras-chave:

Corpo, Estado da arte, Portal CAPES, Método Científico

Resumo

Este estudo é fruto da fase inicial do estado da arte de uma tese doutoral que assume neste artigo o objetivo de apresentar o levantamento descritivo das produções científicas no banco de teses e dissertações do Portal CAPES – 2017 sobre o tema “Corpo”, entre os anos de 2014 a 2016.
Especificamente propôs-se identificar as Grandes Áreas da Capes (Colégios e respectivas áreas de avaliação da Capes) que publicaram sobre o tema, os Estados brasileiros e os métodos científicos mais utilizados nas pesquisas sobre o corpo, e que mais publicaram sobre a temática. Para isto, no período de 11 a 20 de outubro de 2017 acessou-se o banco de teses e dissertações da CAPES e utilizou-se como descritor a palavra “corpo”, totalizando 30.235 produtos levantados. Posteriormente foi aplicado o filtro individualmente nos anos de 2014, 2015 e 2016, onde localizou-se respectivamente 2.402, 2.631 e 2.813 publicações distribuídas em 121, 132 e 141 páginas, dessas foram selecionadas 10 páginas aleatórias por ano, das quais totalizaram 600 trabalhos consultados, sendo 200 o número de publicações examinadas nos respectivos anos mencionados. Todo o material foi organizado e tratado analiticamente e os dados demonstram que Ciências Humanas é a grande área que mais publicou dissertações e teses em 2014, 2015 e 2016. Linguística Letras e Artes e Ciências da Saúde, depois das Ciências Humanas, são as que mais publicaram dissertações com a temática “corpo”. Indicando que o Colégio que mais publicou teses e dissertações foi o de Humanidades. Contudo, foram encontradas pesquisas nos Colégios de Ciências da Vida e no de Ciências Exatas, Tecnológicas e Multidisciplinar. A presença de pesquisas nesses Colégios pode ser em decorrência do objeto “corpo” ser uma potencial temática interdisciplinar. Notou-se umgrande número de metodologias utilizadas na construção das teses e dissertações, mas com maior concentração na abordagem qualitativa, porém, apesar de mais expressiva nesta abordagem, revela-se queabordagens quantitativa e quantitativa-qualitativa podem ser exploradas. Quanto a localização destes estudos por regiões do país, o Sudeste foi a que mais publicou teses e dissertações, prioritariamente no Colégio de Humanidades, seguida da região Sul, Nordeste e Centro Oeste. A região Norte aparece como a
que menos publicou, com apenas seis dissertações e nenhuma tese sobre a temática, e ao fazer parte da Amazônia legal, este resultado sugere urgência em estudos que potencializem as compreensões das sociedades amazônidas sob a perspectiva do “Corpo” de seus habitantes, entendido como construto social relativo à experiência histórico cultural dos sujeitos.

Downloads

Publicado

2017-11-20

Edição

Seção

Artigos