O papel do professor na Educação Infantil na perspectiva winnicottiana

Autores

Palavras-chave:

Educação Infantil. Winnicott. Professor. Subjetividade. Psicanálise

Resumo

Este artigo discute as contribuições da teoria winnicottiana para a compreensão do papel do professor na Educação Infantil, com foco nos conceitos de holding, handling e apresentação do objeto. Transpostos para o campo educacional, tais conceitos evidenciam o professor como aquele que acolhe, cuida e media a relação da criança com a cultura. A partir da perspectiva psicanalítica, que não se apresenta como modelo pedagógico prescritivo, mas como campo reflexivo sobre os impasses e possibilidades da educação, busca-se destacar a importância da subjetividade da criança e da posição docente na construção de experiências educativas significativas. A pesquisa, de natureza qualitativa, adotou a metodologia de revisão narrativa de literatura. Explora produções acadêmicas que tratam da relação entre a psicanálise e a educação. O estudo, de caráter teórico-reflexivo, pretende oferecer subsídios para pensar a constituição de um ambiente educativo, capaz de sustentar práticas que articulem cuidado e aprendizagem. Defende-se que a teoria de Winnicott, ainda incipiente no campo pedagógico brasileiro, pode enriquecer as práticas em instituições de Educação Infantil, sobretudo naquelas voltadas ao acolhimento e à educação de bebês.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Valonia da Silva Xavier, Universidade de Fortaleza

Maria Valonia da Silva Xavier, ORCID: https://orcid.org/0000-0001-6675-6044

Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Prefeitura Municipal de Fortaleza, Ceará.

Pedagoga. Especialista em Educação Infantil. Mestre em Educação. Doutoranda em Psicologia e pesquisadora vinculada ao LAEPCUS, da Universidade de Fortaleza. Professora de Educação Infantil na rede municipal da Secretaria de Educação de Fortaleza, Ceará.

Contribuição de autoria: Concepção do estudo, levantamento bibliográfico, análise dos materiais, redação e revisão final do manuscrito.

Lattes: http://lattes.cnpq.br3053579752188944

E-mail: valoniaxavier@gmail.com

 

Ladyjane Brasileiro Alves Moreira, Universidade de Fortaleza

Ladyjane Brasileiro Alves Moreira, ORCID: https://orcid.org/0000-0002-3782-7461

Universidade de Fortaleza. Programa de Pós-Graduação em Psicologia.

Psicóloga. Mestre em Psicologia pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia da Universidade de Fortaleza. Pesquisadora vinculada ao LAEPCUS/UNIFOR.

Contribuição de autoria: Redação e revisão final do manuscrito.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0210871650040761

 

E-mail ladyjanebrasileiro3@gmail.com

Leônia Cavalcante Teixeira, Universidade de Fortaleza

Leônia Cavalcante Teixeira, ORCID: https://orcid.org/0000-0002-4997-5349

Universidade de Fortaleza. Programa de pós-graduação em Psicologia.

Psicóloga. Psicanalista. Professora Titular do PPG Psicologia da Universidade de Fortaleza. Doutora em Saúde Coletiva com estágio doutoral na Université Paris 13. Pós-doutorado em Psicologia/CAPES, na Universidade Aberta de Lisboa. Coordenadora do LAEPCUS.

Contribuição de autoria: Acompanhamento do processo de elaboração do artigo por meio da orientação teórica e metodológica. Supervisão das etapas de produção e avaliação crítica do texto. Refinamento da versão final.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0037242106948921

E-mail: leonia.ct@gmail.com

Downloads

Publicado

2026-01-01