As políticas para a educação especial e a recontextualização da prática no Estado de Santa Catarina

Autores

Palavras-chave:

Educação Especial. Políticas. Públicas. Ciclo de Políticas

Resumo

A Educação Especial no Brasil é regida por uma série de políticas e legislações que buscam assegurar o acesso e a inclusão de alunos com deficiência, transtornos globais do desenvolvimento e altas habilidades/superdotação no sistema educacional. Consequentemente, Santa Catarina adota as diretrizes nacionais para a Educação Especial e também desenvolve políticas e ações específicas para atender às necessidades da população catarinense. Este texto busca responder a seguinte questão norteadora: como se configura a organização das políticas públicas para a Educação Especial no Brasil e em Santa Catarina, à luz dos contextos de influência, da elaboração legislativa e dos processos de implementação? Tem o objetivo de analisar a organização das políticas públicas para a educação especial no Brasil, com ênfase no Estado de Santa Catarina, a partir de pesquisa qualitativa, bibliográfica e documental. Para a análise, utilizou-se o ciclo de políticas, um método analítico e flexível proposto por Stephen Ball e Richard Bowe. Os resultados da pesquisa indicam que há uma consonância entre o contexto de influência e a produção dos textos legais no estado de Santa Catarina. O estudo conclui que no contexto da prática, ocorre uma reorganização das orientações, o que possibilita a efetivação de diferentes ações, sendo algumas delas inovadoras em relação ao contexto macro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Shirlei de Souza Corrêa, Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Shirlei de Souza Corrêa, ORCID:  https://orcid.org/0000-0001-9310-0454

Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP), docente no Mestrado e Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Educação Básica - PPGEB

Doutora em Educação, área de concentração Currículo (UNIVALI) e período Sanduíche (UMINHO). Desenvolve pesquisas envolvendo temas como: currículo, formação de professores e práticas inclusivas.

Colaborou com a escrita do texto.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9695160844144072

E-mail: shirlei.correa@unifebe.edu.br

Denise Bolsan, Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Denise Bolsan, ORCID: https://orcid.org/0009-0008-0368-1020

Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP);

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Básica - PPGEB

Pedagoga e licenciada em Educação Física, pós-graduada em Educação Especial e Gestão Escolar. Professora de sala de recursos em Caçador, SC. Mestranda em Educação Básica (UNIARP).

Colaborou com a escrita do texto.

Lattes: ID Lattes: 7149650670480571.

E-mail: denise.bolsan@cacador.edu.sc.gov.br

Francieli da Silva, Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP)

Francieli da Silva, ORCID:https://orcid.org/0009-0000-4397-644X

Universidade do Alto Vale do Rio do Peixe (UNIARP);

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação Básica - PPGEB

Possui graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci (2009). Pós-Graduada em Educação Especial. Atualmente é professora da sala de Atendimento Educacional Especializado (AEE) do Núcleo Municipal Professora Teresa Lemos Preto da Prefeitura Municipal de Curitibanos.

Mestranda em Educação Básica (UNIARP).

Colaborou com a escrita do texto.

 Lattes: http://lattes.cnpq.2br/5341079520100872.

E-mail: francieli.dasilva3@gmail.com

Downloads

Publicado

2026-01-01