UM ENSAIO SOBRE A DOCÊNCIA

AS PERSPECTIVAS DO MAGISTÉRIO NO ENSINO PÚBLICO DO BRASIL

Autores

Palavras-chave:

Professor, escola, ensino público, educação

Resumo

As construções científicas têm uma base em comum, a educação, onde surge a base da construção do conhecimento para cada indivíduo. A forma como a educação e tudo que está envolvido no processo de aprendizagem oferecido por um país pode definir a forma como diversos setores, serviços e, até mesmo, a estrutura que terá esta sociedade. No presente artigo buscou-se trazer uma síntese da educação brasileira destacando o papel do professor, seu desempenho e funções ao longo das mudanças sociais ocorridas no país. Para isso foi preciso percorrer o caminho de compreensão do processo histórico da educação brasileira, a regulamentação do magistério no país, analisar as abordagens metodológicas e novas tecnologias e compreender o ser docente seus obstáculos e desafios. Com isto se percebe que a evolução do ensino também corrobora nas mudanças da figura do docente, na representação que este tinha e passa a ter, nas funções ocupadas, nas diretrizes do fazer acadêmico-científico, também se pôde explorar acerca das metodologias mais comuns e como se mantiveram no ensino, as perspectivas atuais da profissão professor, além de buscar expor um panorama da educação pública e seu funcionamento.

Biografia do Autor

Jane da Silva Paes, Universidade Federal do Amazonas

Jane da Silva Paes

Mestranda em Psicologia pela Universidade Federal do Amazonas -UFAM.  Especialista em Psicologia Clínica de Base Fenomenológica pelo Instituto de Ensino Vision.  Especialista em Saúde Coletiva pela Faculdade Venda Nova do Imigrante (FAVENI).  Bacharela e Psicologia pela UFAM. Licenciada em Pedagogia pela Faculdade Única de Ipatinga (FUNIP).  Professora do curso de Psicologia da Universidade Nilton Lins (Manaus-AM). Preceptora em Psicologia na Pós-graduação em Saúde Pública com ênfase em Estratégia de Saúde da Família (UEA/ESAP). Coordenadora Adjunta da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LAPFE/UFAM). Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial LABFEN (FAPSI/UFAM). Supervisora no Projeto   de   Extensão   Plantão   Psicológico   em   escolas   do   sistema público de ensino em Manaus.  E-mail: janedasilvapaes@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9683-8518

Klévia Paes Monteiro, SEDUC-Am

Graduada em licenciatura em Geografia pela Universidade Federal do Amazonas. Graduada em licenciatura em História pela Universidade Estácio de Sá - Amazonas. Especialista em Psicopedagogia e Educação Especial - Faculdades Idaam. Especialista em Geografia e Meio Ambiente pela Faculdade Acesita - Timóteo (MG). Especialista em Metodologia em História e Geografia pela Faculdade Acesita - Timóteo (MG). Graduanda em enfermagem pela Fametro - AM (Pólo Urucará). Atua como professora da educação básica do município de Urucará - AM com vínculo efetivo - Concurso Público. Atuou em pesquisas, monitoria e projetos de iniciação científica pela Universidade Federal do Amazonas, com publicações em revistas como Unesp,  Monte Claros, Ufu de Uberlândia e UFAM, além de publicações em congressos. Esteve com vínculo empregatício com a AADC - Agência Amazonense de Desenvolvimento Cultural, Escolas Idaam e Colégio Santa Dorotéia. E-mail: kleviapaes@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0009-0009-0140-2857

Publicado

2023-12-31