O USO DE GIFs COMO FERRAMENTA PEDAGÓGICA NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA NO MUNICÍPIO DE PORTO VELHO-RO

Autores

Palavras-chave:

Educação, Tecnologias digitais, Metodologia, Ensino-aprendizagem

Resumo

O objetivo deste estudo foi pesquisar e analisar sobre a utilização de animações em GIF em aulas de Ciências e Biologia como ferramenta pedagógica, e avaliar seu potencial didático por meio da aplicação de questionários a docentes e discentes de instituições de ensino público fundamental, médio e superior. A pesquisa teve caráter quantitativo e qualitativo, pois possui características numéricas e de interpretação de fatos. A pesquisa foi realizada por meio de três passos, sendo eles: elaboração e apresentação de aulas, levantamento de dados e análise de dados. Como resultado, foram obtidas 87 respostas de alunos incluindo os da educação pública básica e superior, e 63 respostas de docentes em geral: da educação pública básica e superior. Através das respostas obtidas foi possível assegurar que os GIFs podem ser utilizados como ferramentas didáticas em sala de aula, pois estes facilitaram a compreensão de diversos conteúdos apresentados no decorrer da pesquisa. Também se observou que as principais dificuldades enfrentadas pelos professores no uso dessa ferramenta é a falta de infraestrutura das escolas públicas e a falta de um banco de GIFs educacionais para extração desse recurso.

Biografia do Autor

Sara Cristina de Oliveira Malaquias, Universidade Federal de Rondônia

Breve currículo: Graduada em Ciências Biológicas e pós-graduanda em Neuroeducação e Docência e Prática no Ensino de Ciências.

Instituição: Fundação Universidade Federal de Rondônia

Email: saraunir12@gmail.com

Orcid: https://orcid.org/0009-0009-8355-9910

Pais: Brasil

Renato Abreu Lima, Universidade Federal do Amazonas

 

Breve currículo 3-4 linhas: Doutorado em Biodiversidade e Biotecnologia (BIONORTE/UFAM). Docente do Curso de Ciências: Biologia e Química do Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA/UFAM), campi Humaitá-AM.

Instituição: Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

E-mailren: renato@ufam.edu.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0006-7654  

País: Brasil

Osvanda Silva de Moura, Universidade Federal de Rondônia

Osvanda Silva de Moura

Breve currículo 3-4 linhas: Doutorado em Biodiversidade (Botânica/UnB), Brasília (DF). Docente do Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura e Bacharelado da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR), Campus Porto Velho – RO.

Instituição: Fundação Universidade Federal de Rondônia

E-mail: osvanda.silva@unir.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0001-5707-5212

País: Brasil

 

Publicado

2023-12-31