PRÁTICAS POPULARES DE CUIDADO EM SAÚDE EM UMA COMUNIDADE TRADICIONAL NA AMAZÔNIA E SUA RELAÇÃO COM O OBJETIVO DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL 3 – SAÚDE E BEM ESTAR

Autores

Palavras-chave:

Conhecimento Tradicional, Medicina Tradicional Amazônica, Agenda 2030, Objetivos do Desenvolvimento sustentável

Resumo

Saúde e desenvolvimento são categorias intimamente relacionadas. visto que para assegurar uma vida saudável e a promoção do bem-estar faz-se necessário não apenas ações e serviços de saúde, mas também a garantia de condições sociais e ambientais para o pleno viver. Este artigo tem por objetivo refletir acerca das relações de saber e poder existentes no uso das práticas populares de cuidado em saúde, a partir da perspectiva dos profissionais atuantes na unidade básica de saúde da comunidade de Mentai – Rio Arapiuns, e sua relação com a Agenda 2030 para o alcance do Objetivo de Desenvolvimento Sustentável 3 (ODS 3). A pesquisa foi apoiada no referencial teórico das Práticas Populares de Cuidado e tem como base metodológica o método arqueológico de Michel Foucault. Para a produção dos dados foram realizadas entrevistas com profissionais de saúde atuantes na UBS da comunidade, localizada na Resex Tapajós-Arapiuns em Santarém. Conclui-se que as práticas populares de cuidado em saúde podem desempenhar um papel significativo na promoção da saúde e da sustentabilidade na Amazônia, sobretudo, no alcance do ODS3 – Saúde e bem-estar, visto que essas práticas colaboram para a promoção da saúde e tratamento de doenças, complementando os sistemas oficiais de saúde.

 

Biografia do Autor

Layla de Cassia Bezerra Bagata Menezes, Universidade Federal do Oeste do Pará

 

Doutoranda no Programa de Sociedade Natureza e Desenvolvimento da Universidade Federal do Oeste do Pará (PPGSND/UFOPA). Mestre em Ciências da Sociedade (PPGCS / UFOPA). Membro do grupo de pesquisa PRAXIS UFOPA/CNPQ. Bolsista CNPQ.

Instituição: Universidade Federal do Oeste do Pará

E-mail: laylabagata@hotmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-9641-0236

País: Brasil

Mirna Brito Malcher Pedroso, Universidade Federal do Oeste do Pará

Doutoranda no Programa de Sociedade Natureza e Desenvolvimento da Universidade Federal do Oeste do Pará – PPGSND/UFOPA. Docente e coordenadora de Pesquisa e Extensão no Instituto Esperança de Ensino Superior- IESPES. Mestrado em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida – PPGSAQ / UFOPA.

Instituição: Universidade Federal do Oeste do Pará

E-mail: malchermirna@gmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-3859-5612

País: Brasil

Tania Suely Azevedo Brasileiro, Universidade Federal do Oeste do Pará

 

Pós-doutora em Psicologia (IP/USP) e Doutora em Educação (URV/ES-FE/USP). Professora Titular da UFOPA e docente do quadro permanente do doutorado PPGSND/UFOPA, do doutorado em Educação na Amazônia (EDUCANORTE/PGEDA) e do mestrado em Sociedade, Ambiente e Qualidade de Vida (PPGSAQ/UFOPA. Líder do grupo de estudos e pesquisa PRAXIS UFOPA/CNPQ.

Instituição: Universidade Federal do Oeste do Pará

E-mail: brasileirotania@gmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-8423-4466

País: Brasil

Publicado

2023-12-31