TDAH

CONTRIBUIÇÃO DA AFETIVIDADE COMO PRÁTICA PEDAGÓGICA NA SALA DE AULA

Autores

Palavras-chave:

Afeto, Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Mediação

Resumo

A afetividade é fundamental para as relações humanas e não é exceção na sala de aula. Um ambiente que permite espaço para o afeto será um lugar mais harmonioso e refletir sobre as emoções no processo de ensino de alunos com Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) é fundamental para compreendermos os benefícios que tal mediação traz não só em sala de aula, mas em toda a vida social do indivíduo. O presente trabalho tem como objetivo compreender a importância da afetividade como estratégia pedagógica para alunos com esse Distúrbio, caracterizando o cotidiano escolar desses alunos que apresentam o TDAH e como a escola tem lidado com esse processo de aprendizagem considerando a relevância do afeto na mediação da educação dessas crianças. A pesquisa utilizou uma abordagem teórica embasada em vários autores, que abordaram de diferentes formas o TDAH. Trata-se de um estudo de revisão bibliográfica em que os dados mostram que com práticas adequadas e afeto as crianças com o transtorno conseguem desenvolver seu aprendizado com maior foco e entusiasmo. Observou-se que apesar do cotidiano dos educadores com os alunos e suas vivências, ainda faltam cuidados e conhecimentos que realmente viabilizem o ensino como um professor mediador afetivo, a fim de superar as limitações e dificuldades com os alunos. Concluímos, portanto, que além da formação continuada e de conhecer a realidade do aluno, o professor precisa ser afetuoso, cuidadoso, carinhoso e empático, para que assim construa uma relação sólida e alcance um bom desempenho do seu educando.

Biografia do Autor

Andreia Fraga da Silva Sá

 

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco – UPE Campus Petrolina – PE.

E-mail: andreia.fraga@upe.br 

Tauany Paula Castro de Lima, Universidade de Pernambuco - UPE

Graduada em Pedagogia pela Universidade de Pernambuco – UPE Campus Petrolina – PE.

E-mail: tauany.castro@upe.br

José Hugo Gonçalves Magalhães, Universidade de Pernambuco - UPE

Doutor em Psicologia Cognitiva pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). É professor auxiliar da Universidade de Pernambuco (UPE) Campus Petrolina – PE – Brasil.

E-mail: josehugo.magalhaes@upe.br 

Alexsandro Medeiros do Nascimento, Universidade Federal de Pernambuco

Alexsandro Medeiros do Nascimento

Doutor, Departamento de Psicologia – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Coordenador do Laboratório de Estudos de Autoconsciência, Consciência, Cognição de Alta Ordem e Self (LACCOS)

E-mail: alexsandro.mnascimento@ufpe.br 

 

Antonio Roazzi, Universidade Federal de Pernambuco

Antonio Roazzi

Ph.D., Departamento de Psicologia – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

E-mail: roazzi@gmail.com

https://orcid.org/0000-0001-6411-2763

http://lattes.cnpq.br/6108730498633062

https://www.researchgate.net/profile/Antonio_Roazzi

Publicado

2023-12-31