PERCEPÇÃO AMBIENTAL DE BRIÓFITAS EM BAIRROS DO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ, AMAZONAS

Autores

Palavras-chave:

Amazônia, Conservação, Etnobiologia

Resumo

As briófitas são plantas avasculares que necessitam de água para realizar sua fecundação, podendo ser encontrada nos mais diversos substratos. A Amazônia abrange uma das maiores florestas tropicais, que apresenta um clima quente e úmido, criando assim um ambiente propicio para a propagação de briófitas, sendo assim, este trabalho objetivou verificar a percepção dos moradores sobre briófitas no município de Humaitá-AM. O trabalho foi aprovado no Comitê de Ética em Pesquisa da Universidade Federal do Amazonas – CEP/UFAM, com o CAAE de número 14931319.4.0000.5020, onde foram selecionados seis bairros mais populosos de Humaitá, na qual os critérios para a seleção de informantes constituíram naqueles moradores que residem no mínimo de cinco anos no bairro e maiores de 18 anos. Durante estas entrevistas, obtiveram-se informações sobre o perfil socioeconômico dos moradores, abrangendo questões socioeconômicas, além da percepção destes em relação à importância das espécies de briófitas. Verificou-se que dos 54 entrevistados, 95% não sabiam denominar de forma correta o termo “briófitas”, apenas apresentava um conhecimento empírico sobre a espécie, citando-as como capim, pragas e que seria um parasita que propagava nas árvores. Além disso, 75% dos entrevistados citavam como remédio, porém, não aprofundavam o assunto, ou seja, não sabiam explicar os valores e importância que as briófitas proporcionam ao meio ambiente. Conclui-se que no decorrer do trabalho ocorreram problemas, sendo eles, resistência em algumas entrevistas pelos moradores, isso já sendo esperado, pois quando se trabalha com entrevistas, há certo receio da população em conversar sobre um assunto no qual não tinha conhecimento sobre briófitas, o que levavam ao medo de responderem errado. Observou-se que a população de Humaitá não usa as briófitas como planta medicinal tão pouco para outros usos, mesmo assim, os entrevistados demonstraram de forma geral ter noção da importância destas para o meio ambiente e sociedade. Isso contribuirá bastante para futuros estudos, no qual aprofundará a importância de conscientizar para a conservação das briófitas no município de Humaitá e na melhoria de nosso ecossistema.

Biografia do Autor

 Kayllan Virgílio Aleixo Diogo, Universidade Federal do Amazonas

Breve currículo: Discente em Licenciatura em Ciências: Biologia e Química, Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), Universidade Federal do Amazonas (UFAM).

Instituição: Universidade Federal do Amazonas

E-mail: kayllan.virgilio@gmail.com

País: Brasil.

ORCID: iD: 0000-0002-4920-2979

 

 Larissa de Souza Saldanha, SEDUC-Am

Breve currículo 3-4 linhas: Graduação em Ciências: Biologia e Química, Mestre em Ciências Ambientais. Professora de Química no município de Atalaia do Norte-AM

Instituição: SEDUC AM

E-mail: larissasaldanha93@gmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0000-0000-0000.

País: Brasil

Rosineide Campos Chaves, Universidade Federal do Amazonas

Rosineide Campos Chaves

Breve currículo: Possui graduação em Ciências Biológicas pelo Centro Universitário São Lucas (UNISL). Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Geral. Cursando mestrado em Ciências Ambientais pelo Programa de Pós- Graduação em Ciências Ambientais, no Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente - IEAA, da Universidade Federal do Amazonas -UFAM.

Instituição: Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), da Universidade Federal do amazonas UFAM).

E-mail: n-eide-pvh@hotmail.com

Orcid: https://orcid.org/0000-0002-2152-1900

País: Brasil

 

Osvanda Silva de Moura, Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

Breve currículo: Doutora Biodiversidade (Botânica/UnB). Docente do Curso de Ciências Biológicas: Licenciatura e Bacharelado da Fundação Universidade Federal de Rondônia (UNIR).

Instituição: Universidade Federal de Rondônia (UNIR)

E-mail: osvanda.silva@unir.br

Renato Abreu Lima., Universidade Federal do Amazonas

Breve currículo: Biólogo, Especialista em Gestão Ambiental, Mestre em Desenvolvimento Regional e Meio Ambiente e Doutor em Biodiversidade e Biotecnologia. Atualmente, é professor do Magistério Superior da Universidade Federal do Amazonas (UFAM) em Humaitá-AM. Nos últimos cinco anos têm atuado nas áreas de Biodiversidade, Ensino de Botânica, Ensino de Ciências, Etnobotânica e Etnoecologia.

Instituição: Instituto de Educação, Agricultura e Ambiente (IEAA), da Universidade Federal do amazonas UFAM).

E-mail: renatoal@ufam.edu.br

Orcid: https://orcid.org/0000-0003-0006-7654.

País: Brasil

 

Publicado

2023-12-31