O boi-bumbá como instrumento de formação docente para o professor de Educação Física

Autores

Palavras-chave:

Festival Folclórico de Parintins, Formação de Professores, Educação Física, Amazônia.

Resumo

A formação do professor de Educação Física é entendida como ponto crucial e nos últimos anos vem ganhando destaque quanto às necessidades de práticas inovadoras e de qualidade no processo de ensino e aprendizagem. A região norte possui um festival reconhecido mundialmente, o Festival Folclórico de Parintins, cujos bois trazem discussões atuais e relevantes para sociedade utilizando os elementos culturais amazônicos. Este estudo objetivou analisar o conhecimento dos docentes dos cursos de Educação Física de Manaus em relação aos elementos culturais amazônicos presentes no boi-bumbá enquanto instrumento formativo. Para isso, valeu-se de pesquisa qualitativa e entrevista semiestruturada, com análise de conteúdo de Bardin (2016), junto de cinco professores dos cursos de Educação Física de quatro instituições superiores de ensino de Manaus que ministram/ministraram disciplinas de atividades rítmicas expressivas e/ou ginástica, escolhidos por amostra proposital. Como principais resultados, percebeu-se que os professores têm pouco conhecimento sobre o Festival Folclórico de Parintins e que não utilizam o conteúdo do boi-bumbá para além de movimentos métricos da dança. Conclui-se, assim, que é necessária uma formação voltada para a arte-educação, introjetando no docente a importância de compreender o contexto no qual vive, de forma a educar pensando na própria Amazônia.

Biografia do Autor

Evandro Jorge Souza Ribeiro Cabo Verde, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Docente do Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ/UFAM).

 E-mail: caboverde@ufam.edu.br. Brasil.

Lionela da Silva Corrêa, Universidade Federal do Amazonas

Doutora em Ciências pelo Programa de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (EEFE/USP). Docente da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade Federal do Amazonas (FEFF/UFAM).

E-mail: lionela@ufam.edu.br. Brasil.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0003-2237-5359.

Loren Beatriz Sampaio Assis , Universidade Federal do Amazonas

Acadêmica do curso de Educação Física da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF/UFAM).

E-mail: lorenaassis239@gmail.com. Brasil.

ORCID iD: https://orcid.org/0009-0006-0554-1131.

Adan Renê Pereira da Silva, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Amazonas (UFAM). Docente da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Amazonas (FACED/UFAM). Brasil.

E-mail: adan.silva@ufam.edu.br. País.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-0545-5712.

João Otacílio Libardoni dos Santos, Universidade Federal do Amazonas

- Doutor em Ciências do Movimento Humano pela Universidade do Estado de Santa Catarina (CEFID/UDESC). Docente da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (FEFF/UFAM). Brasil.

E-mail: jlibardoni@ufam.edu.br. País.

ORCID iD: https://orcid.org/0000-0002-1048-8154.

Publicado

2023-12-31