UMA APLICAÇÃO GAMIFICADA PARA APOIO AO ENSINO DA ÁLGEBRA NO 9º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL

Autores

  • Thiago Matheus Torres Buarque Universidade Católica de Pernambuco
  • Maria Guadelupe Dourado Rabello Universidade Católica de Pernambuco
  • Cecília da Fonte Alves Universidade Católica de Pernambuco
  • Francisco Madeiro Bernardino Junior Universidade Católica de Pernambuco

Palavras-chave:

Gamificação, usabilidade, matemática, ensino fundamental

Resumo

A matemática é uma disciplina em que os estudantes brasileiros demonstram dificuldade, e a gamificação pode ajudar no processo de aprendizagem. Uma aplicação gamificada precisa considerar aspectos de usabilidade para que seu objetivo seja devidamente alcançado. Este trabalho apresenta uma aplicação gamificada para o ensino de matemática no 9º ano do ensino fundamental, considerando aspectos de usabilidade baseados nas heurísticas de Jakob Nielsen e nas características de usabilidade da ISO 25010. A aplicação oferece revisões, desafios e jogos matemáticos interativos, especificamente sobre equações do 1º e 2º graus, visando melhorar o processo de aprendizagem dessa disciplina desafiadora para os estudantes brasileiros. As revisões apresentam atividades de forma interativa, perguntas relacionadas ao tema e feedback explicativo, enquanto os desafios têm o propósito de promover o desenvolvimento do pensamento crítico e da resolução autônoma de problemas. A abordagem gamificada busca engajar e motivar os alunos, tornando o aprendizado mais envolvente.

Biografia do Autor

Thiago Matheus Torres Buarque, Universidade Católica de Pernambuco

Bacharel em Ciência da Computação (2023). Instituição: Universidade Católica de Pernambuco, escola UNICAP ICAM-TECH. E-mail: thiago.buarqque@gmail.com

Maria Guadelupe Dourado Rabello, Universidade Católica de Pernambuco

Mestra em Ciências da Linguagem pela UNICAP (2022). Instituição: Universidade Católica de Pernambuco, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem. Email: maria.2022800109@unicap.br

Cecília da Fonte Alves, Universidade Católica de Pernambuco

Mestra em Design pela Universidade Federal de Pernambuco (2016). Instituição: Universidade Católica de Pernambuco, escola UNICAP ICAM-TECH. Email: cecilia.fonte@unicap.br

Francisco Madeiro Bernardino Junior, Universidade Católica de Pernambuco

Doutor em Engenharia Elétrica pela UFPB (2001). Bolsista de Produtividade em Pesquisa (PQ) do CNPq. Instituição: Universidade Católica de Pernambuco, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem. E-mail: francisco.madeiro@unicap.br

Publicado

2023-12-31