TRAJETÓRIA ESCOLAR DE POPULAÇÕES RURAIS E A EDUCAÇÃO DO CAMPO:

UMA REVISÃO INTEGRATIVA

Autores

Palavras-chave:

Trajetória Escolar, Populações Rurais, Comunidades Rurais, Educação do Campo, Pedagogia da Alternância

Resumo

Temos por objetivo discutir pontos críticos e/ou exitosos da Educação do Campo segundo trajetórias escolares dos estudantes campesinos relacionadas ao ensino superior, através de revisão integrativa pelo modelo PRISMA realizada no Portal Periódicos CAPES, entre 2014-2019, pelos descritores: “educação do campo” AND “trajetória universitária”, “trajetória acadêmica”, “universitários”; “pedagogia da alternância” AND “ensino superior”. Após filtros e critérios de elegibilidade, dos 2140 artigos encontrados restaram 11 para discussão, que abordou as seguintes categorias: a) trajetórias escolares de jovens do campo não perpassadas pela Educação do Campo (migração pendular e êxodo rural; gênero; políticas de permanência; estereótipos e construção de identidade); b) trajetórias escolares perpassadas pela Educação do Campo (Pedagogia da Alternância relacionada à permanência no campo e no ensino superior). Concluímos que estas trajetórias aparentam mudar consideravelmente quando estão ou não atreladas às políticas da Educação do Campo.

Biografia do Autor

Virgínia Karla Rosas de Souza, Universidade Federal do Amazonas

Marcelo Calegare, Universidade Federal do Amazonas

Publicado

2023-12-31