Mal-estar docente e não reconhecimento, palavras de professores de uma escola pública de Niterói

Autores

  • Roberta Duarte dos Santos Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Cristiana Carneiro Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Adriana Rosmaninho Caldeira de Oliveira Universidade Federal Fluminense

Palavras-chave:

professores, mal-estar, trabalho, sofrimento

Resumo

O presente artigo aborda o mal-estar docente no trabalho, a partir de depoimentos de professores de uma escola pública de Niterói. Oferece um recorte da pesquisa-extensão Formação de Professores: infância, adolescência e mal-estar na escolarização da Universidade Federal do Rio de Janeiro que realizou rodas de conversa num modelo de pesquisa-intervenção. Voltando-se para o mal-estar articulado ao não reconhecimento do e no trabalho docente analisa, a partir do discurso dos professores, os aspectos primários e secundários na produção do mal-estar. Conclui que esses aspectos são uma subdivisão teórica estratégica, porém na prática se encontram indissociados.

Biografia do Autor

Roberta Duarte dos Santos, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

 

Doutoranda em Psicologia pela UFRRJ, Mestre em Psicologia pela UFRJ, Psicóloga da Policlínica Militar de Niterói. E-mail: bertaduarte4@hotmail.com

Cristiana Carneiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

 

Professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e professora permanente do Programa de Pós Graduação em Psicologia da UFRJ, na Linha Subjetividade, Cultura e Clínica.

 E-mail: cristianacarneiro13@gmail.com

 

Adriana Rosmaninho Caldeira de Oliveira, Universidade Federal Fluminense

 

Doutora em educação, mestre em tecnologia educacionnal para a saúde, especialista em psicologia clínica, psicóloga. Professora Adjunta  no Instituro de Psicologia da UFF, Professora colaboradora do PPGECH/ UFSCar. E-mail: adrianacaldeira@id.uff.br

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Publicado

2023-01-02