O resgate da existencialidade adolescente:

o Plantão Psicológico e suas possibilidades

Autores

Palavras-chave:

Plantão psicológico, adolescência, escola pública, existencialidade

Resumo

O objetivo deste trabalho é apresentar um estudo de caso realizado no plantão psicológico em uma escola pública na cidade de Manaus e compreender a dimensão da existencialidade a partir de conceitos de Merleau-Ponty. É um estudo sob o viés qualitativo em que para a análise das falas foi realizada a adequação aos pressupostos do método fenomenológico-psicológico de pesquisa em psicologia. Participou uma adolescente do 9º ano do ensino fundamental de uma escola pública de tempo integral em Manaus, acompanhada pelo plantão psicológico. Vários elementos foram trazidos em sua fala que caracterizam seu silenciamento, sua dor e seu sofrimento, carregada pelo viés da culpa desde sua  infância,  e que se perpetuou na sua  adolescência. O plantão psicológico possibilitou a expressividade do sentir e do perceber, a adolescente apropriou-se de si mesma e sua história e conseguiu compreender que a partir do olhar para si mesma é que estava a possibilidade do auto encontro.

Biografia do Autor

Emanuel Herbert Elias Alencar, Escola Superior Batista do Amazonas - ESBAM

Graduando em Psicologia na Escola Superior Batista do Amazonas. Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial certificado pelo CNPq. Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial LABFEN (FAPSI/UFAM). Membro do Projeto de Extensão Plantão Psicológico em escolas do sistema público de ensino em Manaus. Diretor de Comunicação da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LAPFE/UFAM). Coordenador de comunicação da Rede de mulheres indígenas do estado do Amazonas Makira E´ta. Bolsista da Geração Zelo- Movimento Saber lidar, em parceria com Unicef Brasil (ASEC-UNICEF).  E-mail: alencaremanuel1998@gmail.com  Orcid: https://orcid.org/0000-0002-5659-8422

 

Janderson Costa Meira, Faculdades Santa Teresa

Gestor de Recursos Humanos pela UNIP – Manaus. Graduando em Psicologia pela Faculdade Santa Teresa. Membro do Grupo de Pesquisa em Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Membro do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Plantonista do Projeto de Extensão Plantão Psicológico em escolas do sistema público de ensino em Manaus. Diretor acadêmico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM). E-mail: jandersonmeiraa@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0001-9145-6465

Ewerton Helder Bentes de Castro, Universidade Federal do Amazonas

Doutor em Psicologia pela FFCLRP/USP. Professor Associado da Faculdade de Psicologia/UFAM. Docente do curso de graduação e do Programa de Pós-graduação em Psicologia (FAPSI/PPGPSI/UFAM). Líder do Grupo de pesquisa de Psicologia Fenomenológico-Existencial (CNPq). Coordenador do Laboratório de Psicologia Fenomenológico-Existencial (LABFEN/UFAM). Coordenador do Projeto de Extensão Plantão psicológico em escolas do sistema de ensino público em Manaus (FAPSI/UFAM. Coordenador científico da Liga Acadêmica de Psicologia Fenomenológico-Existencial – LAPFE (FAPSI/UFAM) E-mail: ewertonhelder@gmail.com Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2227-5278

 

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Publicado

2023-01-02