ASPECTOS ACERCA DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA E DESIGUALDADES RACIAIS NA AMAZÔNIA: reflexos na formação profissional dos professores indígenas.

Autores

  • Alcioni da Silva Monteiro Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • suely mascarenhas Universidade Federal do Amazonas (UFAM)
  • Kellyane Lisboa Ramos

Resumo

Este estudo aborda os reflexos na formação profissional dos professores indígenas   frente aos aspectos das pesquisas atuais em consonância com o processo histórico da educação escolar e as desigualdades raciais na Amazônia.  O texto é resultado de um estudo abordado no curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal do Amazonas – UFAM, quando me deparei com fomentos de correlação com a minha pesquisa frente ao racismo na Amazônia. As desigualdades raciais é um fato que ainda permeia os contextos educacionais e sociais, traumatizando e excluindo os povos indígenas e negros, impactando a dignidade e a construção da identidade étnica. Dessa forma, o presente estudo aborda como objetivo, analisar as relações étnicos raciais e o porquê de ainda existir o silenciamento das práticas raciais e o preconceito no que se refere aos povos indígenas socialmente explicito nos dias atuais. É perceptível que todo os contextos educacionais advêm de contextos históricos com base no processo de colonização e alienado pelo o processo dos modos de produção atual. Assim, é preciso ressignificar a educação escolar, respeitando a diversidade cultural, para que se possa constituir, sujeitos capazes de atuar e se posicionar no mundo, valorizando a comunicação e as diferenças raciais entre os cidadãos.  

Palavras-chaves: Educação escolar indígena, Relações étnicos-raciais, Formação de professores indígenas, Ressignificação escolar.

Biografia do Autor

Alcioni da Silva Monteiro, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM. Mestre em Ensino de Ciências e Humanidades – PPGECH (2019), pela Universidade Federal do Amazonas – UFAM.

suely mascarenhas, Universidade Federal do Amazonas (UFAM)

Docente graduação e pós-graduação UFAM

Kellyane Lisboa Ramos

Mestre em Ensino de Ciências e Humanidades da Universidade Federal do Amazonas – UFAM (2019).

Downloads

Publicado

2021-12-31