SOLOS NO ENSINO SUPERIOR: O CONHECIMENTO PRÉVIO DE ESTUDANTES DAS CIÊNCIAS AGRÁRIAS E AMBIENTAL

Autores

  • Jonathan Dias Marques Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
  • Gustavo Batista Borges Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
  • Victor Henrique Rodrigues Dias Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)
  • Thamyres de Souza Aguiar
  • Regilene Angélica da Silva Souza Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

Resumo

O ensino da ciência do solo é de grande importância para a preservação do meio ambiente e a qualidade de vida das pessoas, promovendo o conhecimento necessários aos estudantes dos cursos das ciências agrárias e ambientais para o desenvolvimento de práticas sustentáveis no exercício profissional. Diante disso, realizou-se um estudo cujo objetivo foi identificar o conhecimento prévio dos alunos dos cursos de Agronomia, Engenharia Florestal, Engenharia Ambiental e Zootecnia da Universidade Federal Rural da Amazônia, Campus Belém acerca de assuntos relacionados a Ciência do Solo. Foram aplicados 254 questionários aos discentes das Ciências Agrárias e Ambiental. As disciplinas apresentadas fazem parte da grade curricular dos cursos na categória obrigatórias e é o primeiro contato dos alunos acerca do conhecimento da Ciência do Solo na graduação. Foram realizadas as seguintes perguntas: “O que é solo?”, “Como os solos se formam?”, “Quais as funções do solo no meio ambiente?”, “Qual a importância do conhecimento de solos na sua formação profissional?”. A aplicação do questionário, mostrou que de forma geral os discentes possuem várias e diferentes percepções sobre os assuntos relacionados a área de solos, trazidas desde o ensino básico. A partir disso, conclui-se que a utilização de questionários se demonstrou uma ferramenta de avaliação inicial dos discentes eficiente, que proporciona ao docente avaliar o nível de conhecimento dos alunos, permitindo o planejamento de atividades, que atendam as necessidades apresentadas pelo estudante, possibilitando uma abordagem eficaz, contribuindo para o processo de ensino-aprendizagem. 

PALAVRAS-CHAVE: Ciência do Solo. Educação em solo. Educação Superior.

Biografia do Autor

Jonathan Dias Marques, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

Graduando em Engenharia Florestal, Instituto de Ciências Agrárias (ICA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Belém, Pará, Brasil

Gustavo Batista Borges, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

Graduando em Engenharia Florestal, Instituto de Ciências Agrárias (ICA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Belém, Pará, Brasil.

Victor Henrique Rodrigues Dias, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

Graduando em Engenharia Florestal, Instituto de Ciências Agrárias (ICA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Belém, Pará, Brasil

Thamyres de Souza Aguiar

Graduando em Engenharia Florestal, Instituto de Ciências Agrárias (ICA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Belém, Pará, Brasil

Regilene Angélica da Silva Souza, Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA)

Pós-doutorado em Ciências do Solo, docente, Departamento de Ciências do Solo/Instituto de Ciências Agrárias (ICA), Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Belém, Pará, Brasil

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Publicado

2021-12-31