A ESTRUTURA DO AUTOCONCEITO EM ESTUDANTES DO 6º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL NA ÓTICA DO MODELO INTEGRADO DE L’ECUYER: UMA ANÁLISE TEMÁTICA

Autores

  • Verônica Barros de Fonte Silva
  • Alexsandro Medeiros do Nascimento Universidade Federal de Pernambuco- UFPE
  • Marijaine Rodrigues de Lima Freire
  • Antonio Roazzi Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Resumo

Este estudo teve como objetivo levantar as categorias definidoras do autoconceito segundo o modelo integrado de L’Ecuyer em adolescentes pernambucanos, permitindo assim o início de sistematização do teste empírico do modelo teórico citado de autoconceito fenomenal em sua adequação à descrição fenomenológica deste sistema cognitivo em contexto de falantes de língua portuguesa do Brasil. A amostra de pesquisa foi composta de 22 adolescentes, entre 10 e 14 anos de idade, estudantes do 6º ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas da cidade de Recife (PE). Os participantes responderam à pergunta “Quem é você?”, e suas respostas foram submetidas à análise qualitativa por meio de Análise Temática para verificar, dentro dos temas abrangentes constituintes, se as categorias propostas pelo modelo integrado de L’Ecuyer emergiriam. A partir das respostas dadas pelos adolescentes, da análise emergiram sete categorias temáticas (temas), a saber, (1) Identidade, (2) Família, (3) Amigos, (4) Preconceito e Bullying, (5) Gostos, (6) Qualidades, e, (7) Sentimentos. As correspondências com o modelo integrado foram mapeadas, como: Denominações Simples (Identidade), Sentimentos e Emoções (Sentimentos e Preconceito e Bullying), Qualidades e Defeitos (Qualidades), Enumeração de Atividades e Gostos e Interesses (Gostos). Tais resultados iniciais sinalizam para possível adequação do modelo integrado à descrição fenomenal do autoconceito em adolescentes brasileiros. Todavia, mais estudos, com amostras mais robustas e de diferentes regiões do país, são necessários, para teste rigoroso do modelo teórico citado para uso do mesmo em pesquisa psicológica e desenvolvimental em nosso contexto.

Palavras-Chave: Autoconceito fenomenal; modelo integrado de L’Ecuyer; adolescentes; ensino fundamental; análise temática; fenomenologia.

Biografia do Autor

Verônica Barros de Fonte Silva

UFPE – Psicóloga – Mestre

http://orcid.org/0000-0001-7084-9702

Alexsandro Medeiros do Nascimento , Universidade Federal de Pernambuco- UFPE

Doutor, Departamento de Psicologia – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) – Coordenador do Laboratório de Estudos de Autoconsciência, Consciência, Cognição de Alta Ordem e Self (LACCOS)

http://orcid.org/0000-0002-9981-8384

 

Marijaine Rodrigues de Lima Freire

UFPE – Psicóloga – Mestre

Antonio Roazzi, Universidade Federal de Pernambuco - UFPE

Ph.D., Departamento de Psicologia – Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

https://orcid.org/0000-0001-6411-2763

http://lattes.cnpq.br/6108730498633062

https://www.researchgate.net/profile/Antonio_Roazzi

 

Downloads

Publicado

2021-12-31