Uso de subprodutos do pescado na alimentação de aves
Resumo
O objetivo deste artigo foi, por meio de levantamento bibliográfico, revisar resultados de pesquisa que apresentem os efeitos relacionados as diferentes formas de processamento e uso dos subprodutos do pescado na alimentação de aves. A revisão da literatura foi realizada a partir da investigação de artigos e material técnico-cientifico relacionados ao tema. Os estudos avaliados evidenciaram uma extensa variedade de trabalhos desenvolvidos com processamento de subprodutos do pescado visando a produção de ingredientes a serem utilizados em rações para aves. Além disso, estes apresentaram uma excelente viabilidade nutricional, produtiva e econômica. Conclui-se, portanto, que os subprodutos de pescado podem ser utilizados em rações para aves nas suas mais variadas formas, destacando-se a farinha de peixe e a silagem de pescado. Estes ingredientes geralmente atuam como fonte complementar para o atendimento da exigência de proteína, podendo também contribuir no atendimento de outras demandas nutricionais. A farinha de peixe é a forma mais utilizada de aproveitamento dos subprodutos do pescado em rações para aves. Entretanto, esta apresenta várias características desfavoráveis que limitam o seu uso. A silagem de pescado é uma excelente alternativa nutricional. Entretanto, existem poucos estudos desenvolvidos com a inclusão de silagem de pescado na alimentação de poedeiras. A grande maioria dos trabalhos utiliza a mesma como fonte protéica em rações para frangos de corte.
Downloads
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Ao enviar trabalhos a RECAS, o autor declara em seu nome e em nome dos demais autores que representa no ato da submissão do artigo, à REVISTA CIENTÍFICA DE AVICULTURA E SUINOCULTURA que:
1. O conteúdo do artigo é resultado de dados originais e não publicados ou submetidos a outros periódicos.
2. Além do autor principal, todos os co-autores participaram suficientemente do trabalho para tornar públicas as respectivas responsabilidades pelo conteúdo.
3. Em caso de aceitação do artigo, os autores concordam que os direitos autorais a ele referentes se tornarão propriedade exclusiva da Revista Científica de Avicultura e Suinocultura, vedada qualquer reprodução, total ou parcial, em qualquer outra parte ou meio de divulgação, impressa ou eletrônica, sem que a prévia e necessária autorização seja solicitada e que, se obtida, devem constar os agradecimentos à Revista Científica de Avicultura e Suinocultura do Setor de Avicultura da Faculdade de Ciências Agrárias/UFAM.