METODOLOGIA DA HISTÓRIA ORAL E SUA UTILIDADE NO ESTUDO DA IMIGRAÇÃO JAPONESA

Autores

  • Minoru Uchigasaki Universidade Federal do Amazonas

Palavras-chave:

Metodologia da história oral; Imigração japonesa.

Resumo

O objetivo deste artigo é realizar um estudo sobre a Hhstória oral, discutindo a sua metodologia e levantando as potencialidades e limitações do emprego dela no estudo de imigração japonesa. Há relevância desta metodologia em estudos multidisciplinares, pois a história oral proporciona trabalhar com vários temas e objetos de estudos. A partir da abordagem da história oral pode se estudar os processos migratórios. Portanto, o presente artigo procura enfatiza alguns pontos que envolvem questões teóricas e metodológicas da história oral e sua utilidade para estudos migratórios.

Biografia do Autor

Minoru Uchigasaki, Universidade Federal do Amazonas

Graduado em Ciência Política pela Universidade de Brasília (1999) e mestrado em Sociologia pela Universidade Federal do Amazonas (2016). Foi professor de Sociologia da Secretaria do Estado da Educação do Distrito Federal (2005-2012). Tem experiência na área de ensino de Sociologia, de Filosofia e de Relações Internacionais. Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação Sociedade e Cultura na Amazônia (PPGSCA) na Universidade Federal do Amazonas.

 

Referências

ALBERTI, V. História dentro da História. In: Fontes históricas: Carla Bassanezi Pinsky, (Org.). 3°ed. São Paulo: Contexto, 2011.
___________. História oral: a experiência do CPDOC. Rio de Janeiro: Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil, 1989.
DEMARTINE, Dossiê Questões Metodológicas. Revista História Oral, vol.7, Associação Brasileira de História Oral, 2014.
JOUTARD, Philippe. História oral: balanço da metodologia e da produção nos últimos 25 anos. In: FERREIRA, M. M.; AMADO, J. (Org.). Usos e abusos da História oral. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1998.
MAGALHÃES, V. B.; SANTHIAGO, R. Japoneses, brasileiros e judeus: a História oral nos estudos de imigração no Brasil. Tempos Históricos • Volume 19 • 1º Semestre de 2015.
POLLAK, M. Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos. v. 2, n. 3, p. 3-15, Rio de Janeiro, 1989.
PORTELLI, Alessandro. O massacre de Civitella Val di Chiana (Toscana: 29 de junho de 1944): mito, política, luta e senso comum. In: FERREIRA, M. M.; AMADO, J. (Org.). Usos e abusos da História oral. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 1998.
THOMSON, Alistair. Histórias (co) movedoras: História oral e estudos de migração. Brasil e História. São Paulo, v. 22, n. 44, 2002.
THOMPSON, Paul. A voz do passado. São Paulo: Paz e Terra, 1992.
WEBER, Regina. Estudos sobre imigrantes e fontes orais: identidade e diversidade. História oral. Associação Brasileira de História oral. v. 16, n. 1, 2013.

Downloads

Publicado

2019-04-05