NOTA EDITORIAL: REVISTA GEONORTE, V.10, N.34, JAN-JUN, 2019

  • João Cândido André da Silva Neto Universidade Federal do Amazonas, UFAM, Brasil.

Resumo

É com grande satisfação que publicamos o novo número da REVISTA GEONORTE, V.10, N.34, JAN-JUN, 2019. O atual número da REVISTA GEONORTE apresenta dez artigos científicos que tangem o temário da Geografia e áreas afins, apresentando contribuições científicas de diversas regiões do Brasil:


A percepção da paisagem  é abordada pelos autores Luiz Paulo Martins e Souza, Elisângela Lopes da Silva e André Weissheimer de Borba, apresentam a contribuição TRADIÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DO PAMPA SERRANO DAS GURITAS DO CAMAQUÃ (CENTRO-SUL DO RIO GRANDE DO SUL, BRASIL: UM ESTUDO DE PERCEPÇÃO DA PAISAGEM.


No que tange a temática da Geografia Econômica a edição apresenta a DISTRIBUIÇÃO DE SHOPPING CENTERS NO ESTADO FLUMINENSE: OS SHOPPING CENTERS DO LESTE METROPOLITANO do autor Allex Serra Da Silva Ornellas.


A Geografia Urbana é representada pelo manuscrito intitulado REDE URBANA: UM TEMA DE ESTUDO RECORRENTE NA GEOGRAFIA BRASILEIRA da autora Franciele Miranda Ferreira Dias.


Sobre o Ensino de Geografia a edição atual da Revista Geonorte apresenta o trabalho de Juliano Tasca Bissotto e Roger Francisco Ferreira de Campos, intitulado: ANÁLISE DA PERCEPÇÃO AMBIENTAL DOS ALUNOS DO 8° ANO DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NAYA SAMPAIO GONZAGA NO MUNICÍPIO DE CAÇADOR, SANTA CATARINA.


Abarcado nas áreas a fins da Geografia, nas vertentes da meteorologia e hidrologia são apresentados os manuscritos IDENTIFICAÇÃO DE TENDÊNCIAS NO CONFORTO TÉRMICO NA REGIÃO NORTE DO BRASIL: ESTUDO DE CASO EM MANAUS-AM dos autores Tiago Bentes Mandú e Ana Carla Dos Santos Gomes; e o manuscrito O PROJETO HIDROGEOS-NEGRO NO ARQUIPÉLAGO DE ANAVILHANAS, NOVO AIRÃO (AM) dos autores Rogério Ribeiro Marinho, Naziano Pantoja Filizola, Wagner Picanço Moreira e Tereza Cristina Souza de Oliveira.


Contemplando as novas ferramentas tecnológicas para representação espacial os autores Fernanda Lampert Batista e Antoninho João Pegoraro, contribuem com o manuscrito intitulado: UTILIZAÇÃO DE SISTEMAS DE AERONAVES REMOTAMENTE PILOTADAS NA AGRICULTURA DE PRECISÃO.


Por fim são apresentados as diferentes tipos da utilização de Sistemas de Informação Geográfica (SIG) para mapeamento das variáveis geomorfológicas em bacia hidrográficas, apresentadas nos manuscritos: IDENTIFICAÇÃO DAS UNIDADES GEOMORFOMÉTRICAS A PARTIR DA DECLIVIDADE E PLANO DE CURVATURA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO HENRIQUE, RIO GRANDE DO SUL, BRASIL, de autoria de André Ricardo Furlan e Romário Trentin; CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA E USO E OCUPAÇÃO DA TERRA DA MICROBACIA HIDROGRÁFICA DO RIO ÁGUA BRANCA DE ITABUNA-BA, de autoria de Samuel de Amaral Macedo, Mauricio Santana Moreau e Pedro Enrico Salamim Fonseca Spanghero; GEOPROCESSAMENTO COMO FERRAMENTA DE CARACTERIZAÇÃO MORFOMÉTRICA DA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO PARAUAPEBAS, PA, dos autores José Danilo Santana Pereira, Hilton Pereira Oliveira, Emanoelen Bitencourt e Bitencourt e Glauber Epifânio Loureiro.


 Boa leitura.

Publicado
2019-07-06
Como Citar
SILVA NETO, João Cândido André da. NOTA EDITORIAL: REVISTA GEONORTE, V.10, N.34, JAN-JUN, 2019. REVISTA GEONORTE, [S.l.], v. 10, n. 34, p. iii, jul. 2019. ISSN 2237-1419. Disponível em: <http://www.periodicos.ufam.edu.br/revista-geonorte/article/view/5870>. Acesso em: 16 out. 2019. doi: https://doi.org/10.21170/geonorte.2019.V.10.N.34.iii.
Seção
Nota Editorial