A CENTRALIDADE EM UMA CIDADE RIBEIRINHA DA AMAZÔNIA: PARINTINS-AM/ The centrality in the riverside city of amazon: Parintins-AM

PARINTINS-AM

  • José Aldemir de Oliveira Universidade Federal do Amazonas
  • Valdilene Siqueira De Souza Universidade Federal do Amazonas

Resumo

O entendimento da centralidade intraurbana é fundamental para identificar a importância das funções que a cidade exerce para si e para o entorno. A pesquisa que deu origem ao presente artigo consistiu em caracterizar a centralidade urbana em Parintins-AM, e descrever a influência da dinâmica do rio, identificando duas áreas de contato: a beira, na parte norte da cidade às margens do rio Amazonas e a “Lagoa da Francesa” na área interna da cidade. As pesquisas de campo possibilitaram entender que o regime hidrológico faz com que ocorra a inversão nos fluxos, a transumância urbana com o deslocamento das embarcações e, consequentemente, dos prestadores de serviços, como: vendedores ambulantes, mototaxistas, taxistas e tricicleiros, dentre outros. Esse processo contribui para a mudança da centralidade culminando no que se identificou como centralidade móvel.

Publicado
2019-08-17
Como Citar
OLIVEIRA, José Aldemir de; DE SOUZA, Valdilene Siqueira. A CENTRALIDADE EM UMA CIDADE RIBEIRINHA DA AMAZÔNIA: PARINTINS-AM/ The centrality in the riverside city of amazon: Parintins-AM. REVISTA GEONORTE, [S.l.], v. 10, n. 35, p. 90-107, ago. 2019. ISSN 2237-1419. Disponível em: <http://www.periodicos.ufam.edu.br/revista-geonorte/article/view/5428>. Acesso em: 15 nov. 2019. doi: https://doi.org/10.21170/geonorte.2019.V.10.N.35.90.107.