TERRITÓRIOS E TERRITORIALIDADES NO BAIXO AMAZONAS: DINÂMICA SOCIOAMBIENTAL DA PESCA ARTESANAL NO COMPLEXO LACUSTRE MACURICANÃ / Territories and Territorialities in the Baixo Amazonas Region: socio- environment dynamics of of handcraft fishing

dinâmica socioambiental da pesca artesanal no Complexo Lacustre Macuricanã

  • Vilsélia de Souza Pires Universidade Federal do Amazonas
  • Elenise Faria Scherer Universidade Federal do Amazonas

Resumo

Este artigo apresenta uma parte dos resultados da dissertação de Mestrado intitulada “Dinâmica Socioambiental da Pesca Artesanal na APA/Nhamundá-Parintins” (2013-2015), submetida ao Programa de Pós-Graduação Ciências do Ambiente e Sustentabilidade na Amazônia da Universidade Federal do Amazonas – PPGCASA/UFAM. Trata-se de uma pesquisa de caráter observacional e descritiva, cujo objetivo principal foi conhecer a dinâmica da pesca artesanal da região do baixo Amazonas, numa extensa área lacustre, em uma unidade de conservação de uso sustentável, denominada APA/Nhamundá. A APA está localizada na confluência dos municípios de Parintins e Nhamundá e é formada por uma vasta região lacustre denominada Complexo Macuricanã. O ambiente contém uma diversidade de lagos, furos, igarapés, restingas e paranás que contribuem para a biodiversidade faunística, florística e ictiofaunística. Na região dos lagos encontram-se 33 comunidades com aproximadamente 1.305 famílias (AMAZONAS, 2013). A intensificação da pesca nos lagos, aliada à ausência de um Plano de Manejo na APA, corrobora para a existência de inúmeros conflitos em escala estadual, intermunicipal e intercomunidades. Os moradores das comunidades da APA estão estruturando paulatinamente territorialidades em toda a extensão dos lagos como forma de salvaguardar o território aquático, que consideram seu, e, consequentemente garantir a conservação dos recursos pesqueiros, importante fonte de sustento local.

Publicado
2019-08-16
Como Citar
SOUZA PIRES, Vilsélia de; SCHERER, Elenise Faria. TERRITÓRIOS E TERRITORIALIDADES NO BAIXO AMAZONAS: DINÂMICA SOCIOAMBIENTAL DA PESCA ARTESANAL NO COMPLEXO LACUSTRE MACURICANÃ / Territories and Territorialities in the Baixo Amazonas Region: socio- environment dynamics of of handcraft fishing. REVISTA GEONORTE, [S.l.], v. 10, n. 35, p. 20-37, ago. 2019. ISSN 2237-1419. Disponível em: <http://www.periodicos.ufam.edu.br/revista-geonorte/article/view/5342>. Acesso em: 15 nov. 2019. doi: https://doi.org/10.21170/geonorte.2019.V.10.N.35.20.37.