RODOVIA BR-163: ENTRE A GEOPOLÍTICA E A GEOECONOMIA

  • Thiago Oliveira Neto UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
  • Ricardo Jose Batista Nogueira UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS
  • Hervé Émilien Rene Théry UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO- USP

Resumo

A produção e a circulação de mercadorias dependem, de maneira primordial, da existência de sistemas de engenharia que permitam a fluidez, pelo território, de veículos capazes de efetuar o deslocamento de uma dada produção de um ponto para outro, seja para atender demandas locais ou globais, associadas à produção e ao consumo. Nesse contexto, insere-se a produção de grãos no Brasil, com destaque para a soja e o milho, que tiveram sua produção deslocada ao longo dos últimos 50 anos para o Norte do Brasil. A produção desses grãos engloba desde a plantação até o escoamento das safras, demandando cada vez mais a presença de infraestruturas públicas, em destaque as rodovias construídas pelo Estado, concomitantemente, a presença de capital privado na estrutura de portos de transbordo, veículos, embarcações e silos. Nesse sentido, destaca-se o papel fundamental da rodovia BR-163 e a instalação de portos no município de Itaituba.

Publicado
2018-12-17
Como Citar
OLIVEIRA NETO, Thiago; NOGUEIRA, Ricardo Jose Batista; THÉRY, Hervé Émilien Rene. RODOVIA BR-163: ENTRE A GEOPOLÍTICA E A GEOECONOMIA. REVISTA GEONORTE, [S.l.], v. 9, n. 33, p. 265-269, dez. 2018. ISSN 2237-1419. Disponível em: <http://www.periodicos.ufam.edu.br/revista-geonorte/article/view/5006>. Acesso em: 25 mar. 2019. doi: https://doi.org/10.21170/geonorte.2018.V.9.N.33.265.269.
Seção
Anais do Seminário de Projetos do Programa de Pós-graduação em Geografia -UFAM