O PHILCARTO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL/ The Philcarto as a teaching tool in the geography days of fundamental education.

  • Josiane Oliveira de Campos UFSM
  • Natália Lampert Batista UFSM
  • Roberto Cassol UFSM
  • Maurício Rizzatti UFSM

Resumo

As geotecnologias e os softwares livres voltados à espacialização de dados geográficos emergem como um campo de investigação e de qualificação da educação básica que precisa ser explorado e debatido enquanto possibilidade metodológica do ensino de Geografia. Assim, o presente projeto teve como objetivo despertar o interesse dos alunos do Ensino Fundamental para processo de ensino-aprendizagem por meio de geotecnologias, utilizando o software livre Philcarto, no mapeamento de indicadores sociais brasileiros. Para isso desenvolveu-se a sequência didática constituida de quatro encontros didáticos, onde os alunos produziram e interpretaram mapas sobre indicadores sociais brasileiros. O projeto contribuiu com a aprendizagem dos alunos por meio de geotecnologias e os instigou a compreender o conteúdo trabalhado de forma mais eficiente e significativa.  

Biografia do Autor

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Graduanda em Geografia Licenciatura na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e bolsista do Programa de Licenciatura (PROLICEN), edição de 2017, no projeto “Geotecnologias na escola: mapeando indicadores sociais brasileiros com alunos do Ensino Fundamental”.

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Graduada em Geografia (Licenciatura) pelo Centro Universitário Franciscano (2013) e Mestra em Geografia pelo Programa de Pós-graduação em Geografia (PPGGeo), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM - 2015). Atualmente é Doutoranda em Geografia pelo PPGGeo/UFSM,  Professora de Geografia (Anos Finais do Ensino Fundamental) na Escola Municipal de Ensino Fundamental J/AO CAIC 'Luizinho de Grandi' e coorientadora do projeto “Geotecnologias na escola: mapeando indicadores sociais brasileiros com alunos do Ensino Fundamental”. 

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Graduado em Geografia Bacharelado e em Licenciatura Plena em Geografia pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM, 1982/1983), Especialista em Interpretação de Imagens Orbitais e Suborbitais-CEIOSO pela UFSM (1985), Mestre em Engenharia Florestal pela Universidade Federal do Paraná (UFPR , 1988) e Doutor em Geografia (Geografia Humana) pela Universidade de São Paulo (USP, 1996). Atualmente é professor titular doutor da UFSM nos cursos de graduação em Geografia presencial e a distância e na Pós-Graduação em Geografia e orientador do projeto “Geotecnologias na escola: mapeando indicadores sociais brasileiros com alunos do Ensino Fundamental”. 

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Graduado em Geografia (Licenciatura) pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Atualmente é mestrando em Geografia pelo Programa de Pós-Graduação em Geografia (PPGGeo) da UFSM e colaborador no do projeto “Geotecnologias na escola: mapeando indicadores sociais brasileiros com alunos do Ensino Fundamental”. 

Publicado
2017-12-22
Como Citar
CAMPOS, Josiane Oliveira de et al. O PHILCARTO COMO FERRAMENTA DIDÁTICA NAS AULAS DE GEOGRAFIA DO ENSINO FUNDAMENTAL/ The Philcarto as a teaching tool in the geography days of fundamental education.. REVISTA GEONORTE, [S.l.], v. 8, n. 30, p. 148-164, dez. 2017. ISSN 2237-1419. Disponível em: <http://www.periodicos.ufam.edu.br/revista-geonorte/article/view/3801>. Acesso em: 17 out. 2018. doi: https://doi.org/10.21170/geonorte.2017.V.8.N.30.148.164.
Seção
Iniciação Científica

Palavras-chave

Cartografia Escolar; Ensino de Geografia; Sequência Didática.