REGIÃO METROPOLITANA DO VALE DO PARAÍBA DO SUL PAULISTA E LITORAL NORTE: MELHORIAS OU CONTINUAÇÃO DE UMA MESMA POLÍTICA PÚBLICA?

  • Felipe G. Arruda

Resumo

A criação da região metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte será mais uma tentativa de política pública para o desenvolvimento da região, a criação de um instrumento jurídico que permite o planejamento e a gestão de um grupo de cidades com integração territorial, econômica e demográfica. O objetivo desse artigo é demonstrar que já existiram política pública para o desenvolvimento na região do Vale do Paraíba do Sul Paulista, não funcionaram para o desenvolvimento, e a tentativa das mesmas políticas públicas do passado poderá ser fracassada, ou seja, a criação da região metropolitana do Vale do Paraíba e Litoral Norte criará apenas uma estrutura organizacional governamental, mais uma instância política, que não irá afetar diretamente o desenvolvimento de todas as cidades.
Publicado
2013-07-10
Como Citar
G. ARRUDA, Felipe. REGIÃO METROPOLITANA DO VALE DO PARAÍBA DO SUL PAULISTA E LITORAL NORTE: MELHORIAS OU CONTINUAÇÃO DE UMA MESMA POLÍTICA PÚBLICA?. REVISTA GEONORTE, [S.l.], v. 4, n. 12, p. 1232-1244, jul. 2013. ISSN 2237-1419. Disponível em: <http://www.periodicos.ufam.edu.br/revista-geonorte/article/view/1232>. Acesso em: 15 nov. 2019.

Palavras-chave

Região Metropolitana, Vale do Paraíba do Sul Paulista e política pública.