O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso. Acesso em uma conta existente ou Registrar uma nova conta.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
  • A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em "Comentários ao editor".
  • O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF.
  • URLs para as referências foram informadas quando possível.
  • O texto está em espaço simples; usa uma fonte de 12-pontos; emprega itálico em vez de sublinhado (exceto em endereços URL); as figuras e tabelas estão inseridas no texto, não no final do documento na forma de anexos.
  • O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores, na página Sobre a Revista.
  • Em caso de submissão a uma seção com avaliação pelos pares (ex.: artigos), as instruções disponíveis em Assegurando a avaliação pelos pares cega foram seguidas.

Diretrizes para Autores

A revista GEONORTE aceita submissões para publicação de trabalhos inéditos sobre geografia e áreas afins. Podendo ser em redigidos em português ou inglês.

A submissão de trabalhos não implica na cobrança de taxas. 


A GEONORTE possui quatro seções abertas para inscrições externas:

artigos: resultado de pesquisa, teórica ou empírica

iniciação científica: resultado de pesquisa desenvolvida por projeto de iniciação científica, durante a graduação. Nesse caso, o trabalho deve ser escrito em conjunto com o(a) professor(a) orientador(a).

notas técnicas: notas de pesquisa em andamento, registros/relatos de pesquisa de campo ou encontros científicos

resenhas: apresentação do conteúdo de livros, Teses de Doutorado, Dissertações de Mestrado (devendo ter uma avaliação crítica).  

entrevista: entrevista com um professor(a) realizado por uma estudante de graduação, pós-graduação ou profissionais, no início do texto deve conter o título da entrevista, local e data, o nome do(s) entrevistado(s) e do(s) entrevistador(es), com breves currículos dos entrevistados(s).

 

Os trabalhos enviados deverão possuir a seguinte extensão (incluindo bibliografia):

artigo: 15 a 25 páginas

iniciação científica: 08 a 15 páginas

notas técnicas: 08 a 15 páginas

resenha: 02 a 05 páginas

entrevista: 03 a 20 páginas

Os trabalhos devem ser enviados em extensão .doc (compatível com Microsoft Office Word 97-2003) fonte Arial, tamanho 12, espaço entrelinhas 1.5, com recuo de parágrafos únicos de 1,5cm;

Se o artigo for escrito em português, o mesmo deve conter também abstract e key-wors, e quando o texto for em inglês, este deve conter também resumo e palavras-chaves. O resumo não pode ultrapassar o número máximo de 250 palavras em espaço simples e ter entre 3 (mínimo) e 5 (máximo) palavras-chaves.

Os títulos e subtítulos devem estar sem numeração e com subtítulos (fonte tamanho 12, negrito e sem tabulação). O título em português deve ter também o título traduzido para o inglês e vice-versa. Logo abaixo do título, deve constar o(s) nome(s) do(s) autor(es) (centrealizado), acompanhado da instituição pertencente e logo abaixo o e-mail do autor.

O corpo do trabalho deve ser organizado por capítulos, seguindo a seguinte estrutura:

INTRODUÇÃO: contendo os objetivos e as justificativas:

MATERIAIS E MÉTODOS: contendo a descrição dos materiais utilizados, os métodos empregados e os procedimentos desenvolvidos;

RESULTADO E DISCUSSÔES: contendo o resultado da pesquisa e suas discussões;

CONCLUSÃO: contendo as conclusões finais do trabalho.

REFERÊNCIAS: contendo a citação de todas as bibliografias, material cartográfico, softwares, consulta na internet e demais referências utilizadas ao longo do trabalho.

 

Tabelas e ilustrações (ABNT NBR 14724/dezembro/2005) devem ser referidas no texto e numeradas de acordo com a sequência. As tabelas devem ter título/legenda na parte superior (fonte tamanho 12 e espaçamento simples) e as ilustrações título/legenda na parte inferior (fonte tamanho 12 e espaçamento simples). As ilustrações (gráficos, mapas, fotografias, desenhos, entre outros) deverão ser enviadas em formato GIF ou JPG, já inseridas no corpo do texto.

As Referências deverão ter chamadas no texto pelo(s) sobrenome(s) do(s) autor(es), em maiúsculas, data e página, quando dentro do parênteses (FREITAS, 1993, p.76) e em minúsculas quando inseridas na frase: Segundo Freitas (1993, p.76). Se um mesmo autor citado tiver mais de uma publicação no mesmo ano, identificar cada uma delas por letras, (FREITAS, 1993a, p.66). As Referências (somente aquelas citadas no texto) completas deverão constar ao final do texto, alinhadas totalmente à esquerda, em ordem alfabética, e elaboradas de acordo com a NBR-10520:2001 da ABNT e devem seguir os modelos e exemplos abaixo:

Livro:
SOBRENOME, Nomes. Título do Livro. Local de Edição: Editora, ano da publicação. ?p. (total de páginas)

Capítulo de livro:
SOBRENOME, Nomes (do autor do capítulo). Título do capítulo. In: SOBRENOME, Nomes (Ed., Org., Comp.) Título do Livro. Local de Edição: Editora, ano de publicação. Número do Capítulo, p. (página inicial – página final do capítulo).

Artigo:
SOBRENOME, Nomes. Título do Artigo. Nome da Revista, Local de Edição, v.?, n. ?, p. página inicial - página final, ano da publicação.

Tese/Dissertação:
SOBRENOME, Nomes. Título da tese/dissertação. Tese/Dissertação (Doutorado/Mestrado em ...) - Instituto, Universidade, local da defesa, ano da defesa. ? f.

Evento:
SOBRENOME, Nomes. Título do trabalho. In: NOME DO EVENTO EM CAIXA ALTA, 5., Cidade, data. Título Anais... Local de edição: Editora, data. página inicial-final do trabalho.

As citações textuais de menos de três linhas deverão aparecer no decorrer do texto, na mesma letra (sem itálicos) e entre aspas. As citações que ocuparem mais de três linhas deverão ser digitadas separadas do texto principal, com recuo, sem aspas nem itálicos e em fonte 10. Em ambos os casos, deve ser citado o SOBRENOME do autor, ano, página.

IMPORTANTE:
O conteúdo dos textos é de inteira e exclusiva responsabilidade dos autores